A maioria dos aspirantes olímpicos palestinos está contando com convites do Comitê Olímpico Internacional para participar dos Jogos de Paris em meio à guerra em Gaza, disse o presidente do Comitê Olímpico Palestino nesta quarta-feira (12).
Um atleta palestino – do taekwondo – se qualificou por conta própria, enquanto outros estão treinando para atender aos padrões do COI em seus esportes e ter prioridade para os convites.
Os convites fazem parte da regra de universalidade do COI para que todos os comitês olímpicos nacionais estejam presentes nos Jogos. Os Jogos Olímpicos de Paris começam em 26 de julho.
“Temos um atleta – taekwondo – que já se classificou”, disse Jibril Rajoub em uma coletiva de imprensa. “Teremos no mínimo de 6 a 8 (atletas).”
Ele afirmou que três atletas provavelmente seriam de Gaza, incluindo uma ou duas mulheres.
“Temos outras oportunidades no judô, boxe, levantamento de peso e natação. Todos eles estão fora da Palestina agora”, declarou ele. “Eles estão realizando treinamentos em todo o mundo em alguns (países) que nos receberam como convidados.”
Continua depois da publicidade
Rajoub disse que, desde o início do conflito em outubro de 2023, mais de 300 atletas, árbitros e autoridades esportivas foram mortos e todas as instalações esportivas em Gaza foram destruídas.
“Há centenas de outros sob escombros e centenas sob a opressão da ocupação”, afirmou ele. “Somos oprimidos e violados pelo outro lado. Todos os palestinos estão sujeitos a essas opressões.”