O piloto Chris Raschke, de 60 anos, morreu neste domingo (3) durante participação no evento anual Speed Week em Bonneville Salt Flats, Utah, Estados Unidos.
A Southern California Timing Association (SCTA), organizadora do evento de corridas de velocidade terrestre, anunciou que o piloto faleceu durante uma tentativa de recorde de velocidade.
“Por volta das 15h03, horário local, o piloto Chris Raschke, de 60 anos, estava tentando estabelecer um recorde de velocidade quando perdeu o controle de seu veículo de velocidade terrestre aproximadamente na marca de 4 quilômetros”, informou o comunicado divulgado pela SCTA.
“Chris foi atendido por profissionais médicos no local. Infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos. A causa do incidente está atualmente sob investigação.”
A equipe Speed Demon de Raschke também compartilhou o comunicado da SCTA, escrevendo: “Neste momento, pedimos a todos que respeitem a família de Chris, seus amigos e a equipe Speed Demon. Estamos profundamente devastados.”
A Speed Demon reivindica ter criado o carro mais rápido do mundo movido a pistão, e o veículo longo em formato de projétil que Raschke pilotava em Bonneville era a terceira versão do streamliner.
No Speed Week do ano passado, com Raschke como piloto, a equipe Speed Demon conquistou seu 12º troféu Hot Rod Magazine, registrando uma velocidade de 718,9 km/h na milha e uma velocidade de saída de 739,8 km/h.
Bonneville, um leito de lago seco na fronteira entre Utah e Nevada, há muito tempo é um local icônico para recordes de velocidade terrestre, com o Speed Week atraindo cerca de 500 hot rods, roadsters e motocicletas a cada ano.