O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta segunda-feira (18), telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin. A ligação durou 30 minutos e tratou da reunião do líder russo com o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, que foi avaliada como “positiva”.
“Após abordar os diversos temas discutidos com o presidente Trump, Putin reconheceu o envolvimento do Brasil com o Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China”, diz comunicado do Palácio do Planalto.
Segundo a nota, Putin compartilhou com Lula informações sobre a reunião que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na sexta-feira (15), no Alasca, que o líder russo avaliou como positiva.Play Video
“O presidente Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia”, continuou o Planalto.
Do outro lado, o governo russo afirmou que Lula destacou a importância das informações que lhe foram transmitidas, incluindo o trabalho que está sendo realizado no “Grupo de Amigos da Paz na Ucrânia”, copresidido pelo Brasil.
O Kremlin também informou que os líderes expressaram interesse na cooperação entre os países. “Foi confirmado o interesse mútuo no desenvolvimento do diálogo russo-brasileiro, bem como na estreita cooperação no âmbito do Brics”, diz o comunicado.