IRÃ – “Nenhum sobrevivente” foi encontrado no local da queda do helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, informaram a agência de notícias estatal iraniana IRINN e a agência de notícias semi-oficial Mehr News.
Presidente viaja com equipe
As equipes de resgate chegaram ao local da queda do helicóptero que transportava o presidente Ebrahim Raisi, a agência de notícias semi-oficial do Irã, Tasnim.
A aeronave caiu no domingo (19) entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província do Azerbaijão Oriental, segundo informou a IRNA. O local em que ocorreu o acidente é montanhoso e de difícil acesso, e o mau tempo dificultou as buscas.
Pelo menos 73 equipes de resgate estão na área da queda do helicóptero, perto da vila de Tavil, na província iraniana do Azerbaijão Oriental, de acordo com Pir-Hossein Kolivand, chefe do Crescente Vermelho Iraniano, informou a Tasnim.
Kolivand disse que “a situação não é boa”, segundo a notícia estatal iraniana IRNA.
Destroços
Além de Ebrahim Raisi, estavam no helicóptero o chanceler Hossein Amir-Abdollahian; Malek Rahmati, governador de Azerbaijão Oriental; e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem — todos morreram, inclusive o piloto.
Líder supremo do Irã havia tentado acalmar a população. Antes mesmo da confirmação da morte, o aiatolá Ali Khamenei disse que ninguém deveria ficar preocupado ou ansioso porque “a gestão do Estado do Irã não seria afetada” pelo desastre.
A aeronave levava nove pessoas:
- o presidente iraniano, Ebrahim Raisi;
- o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian;
- o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati;
- o condutor da oração de sexta-feira de Tabriz, Imam Mohammad Ali Alehashem;
- bem como comandante, copiloto, chefe de tripulação, chefe de segurança e outro guarda-costas.
Leia mais: Amazonas será sede da Copa do Mundo Feminina de 2027