Robert F. Kennedy Jr. declarou seu apoio ao candidato republicano Donald Trump, encerrando uma campanha presidencial que buscava oferecer aos eleitores uma alternativa aos candidatos dos principais partidos.
Kennedy disse em uma petição judicial na Pensilvânia que endossaria o ex-presidente republicano, de acordo com a Associated Press. O candidato independente deve fazer um discurso no Arizona mais tarde nesta sexta-feira (23).
Ao desistir e apoiar Trump em vez da candidata democrata Kamala Harris, Kennedy está tentando mudar seu papel na eleição de desestabilizador para influenciador decisivo.
Mas a natureza pouco convencional de sua campanha, que começou como democrata e depois como independente, torna seu impacto na disputa incerto, adicionando mais uma reviravolta a uma corrida já caótica.
O anúncio ocorre um dia após Harris aceitar oficialmente a nomeação democrata e culmina uma semana em que Trump tentou conter seu ímpeto com uma série de eventos de campanha chamativos e engajamentos na mídia.
O candidato republicano também deve aparecer — com um “convidado especial” — no Arizona mais tarde nesta sexta-feira, após o anúncio de Kennedy.
No auge de sua campanha em janeiro, Kennedy estava com até 20% nas pesquisas em uma corrida de três vias com Trump e o presidente Joe Biden, na média das pesquisas nacionais da RealClearPolitics.
Em meados de julho, sua participação havia diminuído para cerca de 8%. E então a decisão de Biden de desistir e passar o bastão para Harris abalou a corrida e deu outro golpe em Kennedy, com seu apoio médio nas pesquisas caindo para 5% em poucos dias.