Negociadores russos estão na Turquia para as primeiras negociações de paz com a Ucrânia em quase dois meses, informaram agências de notícias russas nesta quarta-feira (23). As negociações devem começar às 19h (16h GMT) no Palácio Ciragan, o mesmo local de antes.
A agência estatal TASS informou que as negociações ocorreriam ainda nesta quarta-feira em Istambul. O Kremlin confirmou anteriormente que a terceira rodada de negociações entre a Rússia e a Ucrânia estava marcada para a noite de quarta-feira. A delegação russa permaneceu inalterada. Ela também inclui o vice-ministro das Relações Exteriores, Mikhail Galuzin; o chefe da Diretoria Principal de Inteligência do Estado-Maior General das Forças Armadas Russas, Igor Kostyukov; e o vice-ministro da Defesa, Alexander Fomin.
As partes em conflito realizaram duas rodadas anteriores de negociações em Istambul, em 16 de maio e 2 de junho, que levaram à troca de milhares de prisioneiros de guerra e dos restos mortais de soldados.
Mas não houve avanços em direção a um cessar-fogo ou a um acordo para encerrar quase três anos e meio de guerra.
Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor novas sanções severas à Rússia e aos países que comprassem suas exportações, a menos que um acordo de paz fosse alcançado em 50 dias.
Mas três fontes próximas ao Kremlin disseram à agência de notícias Reuters que Putin, imperturbável pelo ultimato de Trump, continuaria lutando na Ucrânia até que o Ocidente cumprisse seus termos de paz, e que suas demandas territoriais podem aumentar à medida que as forças russas avançam.