As forças russas lançaram um ataque surpresa no norte da Ucrânia, de acordo com uma fonte militar ucraniana, na maior ofensiva terrestre desde o começo da guerra há mais de dois anos.
O presidente ucrâniano, Volodymyr Zelensky, disse que o ataque à cidade fronteiriça de Vovchansk, perto de Kharkiv, foi parte de “uma nova onda de ações contraofensivas” da Rússia, acrescentando que uma “batalha feroz” estava ocorrendo na região.
Um comunicado do Ministério da Defesa da Ucrânia disse que unidades de reserva ucranianas foram enviar a norte de Kharkiv depois que Vovchansk ficou sob intenso bombardeio russo na quinta-feira (9) à noite.
O comunicado disse que os russos invadiram a área com veículos blindados começaram um ataque por volta das 5h da manhã.
“O inimigo foi capaz de cruzar a fronteira a 1 km de distância”, disse uma fonte militar ucraniana à CNN, acrescentando que o objetivo do ataque russo “era chegar a 10 km além da fronteira e criar uma barreira para proteger o território russo da guerra.”
A guerra tem sido travada ao longo de frentes no sul e no leste desde que os militares ucranianos expulsaram as forças russas do território tomado nos primeiros dias do conflito, com a região norte de Kharkiv liberada no meio de 2022.
Zelensky disse que os militares da Ucrânia estavam esperando por esse movimento dos russos.
“A Rússia lançou uma nova onda de ações contraofensivas na [região norte de Carcóvia]”, disse ele na sexta-feira (10).
“Mas nosso comando militar estava ciente disso e antecipou suas forças para enfrentar o inimigo. Agora há uma batalha feroz nesta área [.. ] Eu acho que a partir de agora estamos conseguindo parar o inimigo com fogo de artilharia.”
Oleh Syniehubov, chefe da administração militar regional de Carcóvia, disse no Telegrama que as forças russas atacaram com bombas aéreas, sistemas de foguetes de lançamento múltiplo e artilharia durante toda a noite. Mas ele insistiu que a cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia e a apenas 30 quilômetros da fronteira russa, não estava sob risco elevado após a mudança nas táticas russas.
“O grupo inimigo não representa uma ameaça para a cidade de Kharkiv, suas forças são apenas suficientes para provocações na direção norte.”
Syniehubov disse que um homem morreu e pelo menos três ficaram feridos em Vovchansk e na aldeia vizinha de Charkaski Tyshky.
Moradores de aldeias fronteiriças foram orientados a sair de casa pelas autoridades. A autoridade nacional postou fotos e um vídeo nas redes sociais mostrando policiais ajudando pessoas a colocar seus pertences em veículos da polícia, antes de serem levados para locais mais seguros.
O ataque ocorre após vários meses de aumento dos ataques aéreos russos à cidade de Kharkiv, que derrubaram toda a sua capacidade de geração de energia, bem como suas subestações.
Fonte: CNN International.