O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (23) que a Apple terá que pagar uma tarifa de 25% se os iphones vendidos no país não forem fabricados dentro de suas fronteiras.
As ações da Apple caíram 2,5% nas negociações de pré-mercado com a advertência de Trump, derrubando os índices futuros da bolsa dos EUA.
CEO da Apple, Tim Cook, acompanha o presidente dos EUA, Donald Trump, em visita a fábrica do Mac Pro, em Austin, Texas, EUA.
“Há muito tempo informei a Tim Cook, da Apple, que espero que seus iPhones que serão vendidos nos Estados Unidos da América sejam fabricados e construídos nos Estados Unidos, não na Índia ou em qualquer outro lugar”, disse Trump em uma publicação no Truth Social.
“Se esse não for o caso, uma tarifa de pelo menos 25% precisará ser paga pela Apple aos EUA.”
Não está claro se Trump pode impor uma tarifa a uma empresa individual. A Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.
A Apple está posicionando a Índia como uma base alternativa de fabricação em meio às tarifas de Trump sobre a China que levantaram preocupações com a cadeia logística e temores de preços mais altos do iPhone, informou a Reuters no mês passado.
Trump também anunciou que a tarifa de 25% também será aplicada à Samsung e a outros fabricantes de smartphones.
Falando com repórteres no Salão Oval, o presidente norte-americano ainda afirmou que não se importa em deixar uma tarifa de 50% em vigor sobre os produtos da União Europeia na ausência de um acordo comercial.