O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não permitirá que a China “brinque o jogo das terras raras” na disputa comercial entre os dois países. A declaração foi feita aos repórteres a bordo do Air Force One neste domingo (19).
Um dos pontos citados por Trump foi a retomada dos embarques de soja produzida em solo norte-americano. Ele pediu para os níveis retornarem “ao menos” aos níveis anteriores e disse acreditar que a China irá fechar um acordo sobre a venda dos grãos.
“Quero que eles comecem a comprar soja, pelo menos na quantidade que compravam antes. E acredito que conseguirão fazer isso. Mas não quero que a China brinque o jogo das terras raras conosco”, disse o presidente americano.
As terras raras são um conjunto de minerais estratégicos utilizados em setores de alta tecnologia, como semicondutores, veículos elétricos, equipamentos militares e energia renovável, áreas onde a China domina grande parte da produção global.
“A China precisa fazer algo por nós também. Quero ajudar a China, não quero prejudicá-la, mas tem que ser um acordo justo”, afirmou o presidente.