O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que interromperia imediatamente todas as negociações comerciais com o Canadá. Em uma publicação na rede Truth Social, Trump criticou um anúncio mostrando o ex-presidente Ronald Reagan falando negativamente sobre tarifas.
O anúncio faz parte de uma campanha da província de Ontário, em que o ex-presidente americano, já morto, aparece criticando tarifas, dias após o governo dos EUA receber o primeiro-ministro canadense na Casa Branca, segundo o jornal britânico Financial Times.
“AS TARIFAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A SEGURANÇA NACIONAL E A ECONOMIA DOS EUA”, escreveu Trump, mantendo seu estilo de usar letra maiúscula em boa parte das frases. “Com base em seu comportamento ultrajante, TODAS AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS COM O CANADÁ ESTÃO ENCERRADAS.”
A decisão foi tomada poucos dias depois de Trump ter recebido na Casa Branca o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, sem chegarem a um acordo.
Tarifas comerciais impostas por Trump ao Canadá têm provocado forte impacto na economia do país. Em julho, Trump informou em uma carta a Carney o início da cobrança de tarifas de 35% sobre as exportações do país vizinho para os Estados Unidos a partir de 1º de agosto. O Canadá chegou a anunciar retaliações em alguns setores, como o de automotivos.

