O serviço de segurança da Ucrânia prendeu integrantes da principal agência anticorrupção do país por suspeita de espionagem russa nesta segunda-feira (21).
Segundo autoridades, vínculos comerciais com a Rússia também são investigados, além de interações com partidos banidos de Kiev.
Cerca de 70 buscas foram realizadas por agências de segurança ucranianas e 15 integrantes foram presos, segundo a agência anticorrupção.
A agência anticorrupção, conhecida pela sigla NABU, alegou que a repressão foi além das questões de segurança do Estado, abordando acidentes de trânsito que aconteceram há anos.

A organização disse que as buscas mostraram que as autoridades estavam exercendo “pressão maciça” sobre os servidores da Ucrânia.
“Na grande maioria dos casos, os motivos para essas ações são o envolvimento de indivíduos em acidentes de trânsito”, disse o comunicado, embora também tenha acrescentado que alguns dos casos se referiam a ligações com a Rússia.
A organização reforça que o risco de infiltração russa “permaneça relevante”, mas isso não pode ser uma justificativa para “interromper o trabalho de toda a instituição”, disse a NABU em um comunicado.