A União Europeia (UE) está trabalhando em um novo pacote de sanções para aumentar a pressão sobre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em relação à guerra na Ucrânia, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta sexta-feira (16), enquanto líderes de toda a Europa se reuniam na Albânia.
A Cúpula da Comunidade Política Europeia, que inclui países não pertencentes à UE, foi realizada na capital albanesa, Tirana, enquanto negociadores russos e ucranianos se reuniam em Istambul para suas primeiras negociações diretas de paz em mais de três anos, sob pressão do presidente americano, Donald Trump.
A UE, marginalizada em meio aos esforços dos EUA para encerrar a guerra, já adotou 17 pacotes de sanções contra a Rússia – o mais recente esta semana – e diplomatas afirmam que está cada vez mais difícil obter a unanimidade necessária entre os 27 membros do bloco para aprovar novas medidas.
“Ele não quer a paz, então precisamos aumentar a pressão, e é por isso que estamos trabalhando em um novo pacote de sanções”, disse von der Leyen antes da cúpula, referindo-se a Putin.
“Os principais elementos deste pacote serão, por exemplo: a proibição do Nord Stream; novas listagens da frota paralela; um teto de preço mais baixo para o petróleo bruto; e mais sanções ao setor financeiro russo.”
O Nord Stream 1 e o Nord Stream 2, cada um composto por dois gasodutos, foram construídos pela estatal russa Gazprom para bombear gás natural para a Alemanha sob o Mar Báltico. Eles foram rompidos por uma série de explosões em 2022.
Autoridades e diplomatas afirmaram que as novas sanções que os líderes europeus ameaçaram nos últimos dias precisariam do apoio dos EUA para serem bem-sucedidas.
No domingo, Putin propôs conversas diretas com a Ucrânia na Turquia, mas rejeitou o desafio do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky de se reunir pessoalmente, enviando, em vez disso, uma equipe de autoridades de médio escalão para as negociações.
Em conversa com outros líderes europeus em Tirana, Zelensky disse que a primeira prioridade da Ucrânia nas negociações de Istambul era garantir um cessar-fogo incondicional para criar uma base para futuras negociações sobre um acordo de paz.
O Secretário-Geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, disse que Putin “cometeu um erro ao enviar uma delegação de baixo escalão”.
“O que vimos ontem e durante a noite é mais uma evidência de que Putin não leva a paz a sério”, disse o Primeiro-Ministro britânico, Keir Starmer, ao chegar à cúpula de Tirana.
Starmer afirmou que os aliados da Ucrânia devem agir em unidade, sentimento ecoado por outros líderes presentes na cúpula, incluindo von der Leyen.
“Trabalharemos nisso novamente hoje para deixar claro que deve haver um cessar-fogo, mas também para deixar claro que, caso não haja um cessar-fogo, agiremos juntos em relação às sanções”, disse Starmer.
O novo chanceler alemão, Friedrich Merz, afirmou que a Europa deve aumentar suas capacidades de defesa, acrescentando que a região precisa trabalhar com os Estados Unidos para pôr fim à guerra na Ucrânia.
“Temos que empreender todos os esforços para manter os americanos ao nosso lado”, disse Merz. “Não podemos substituir ou substituir o que os americanos ainda fazem por nós em nosso continente.”