Tenho essa estranha mania de colocar no papel dizeres, fatos pitorescos, históricos, aforismos… Palavras que se constituem em lições de vida íntegra num mundo de malquerenças. 1ª LIÇÃO ÉTICA – No “hall” de uma importante rede de televisão de Manaus existe um belo mural retratando a óleo paisagens amazônicas.
Acima dele foi colocada placa em acrílico nela inscrita em letras negras o seguinte: “Senhor, dê-me prudência nos meus empreendimentos, coragem nos perigos, paciência nas adversidades e principalmente humildade na prosperidade. Faze-me ver, quão pequena são as coisas terrenas, e quão grande o que é de Deus, quão breve é o tempo, quão dilatada é a eternidade” (Papa Clemente XI). Esta é uma constatação do espírito cristão e humanitário do empreendedorismo vencedor da terra manauense. Na oração, o perfil ético exemplar para o terceiro milênio.
2ª LIÇÃO ÉTICA – “Breve guia para o inferno” foi o título da capa do jornal inglês “The Economist” no final de 2012. Jornal esse, dos mais lidos no mundo, estampou charge, com figuras de diabinhos, duendes, mefistofélicos, tridentes e chamas infernais. E como sub-título: Os Pecados Capitais. Em cada um deles constavam caricaturas de uma personalidade, de uma instituição ou de um país que encarnavam aquele pecado. Exemplificando: Mas o mais relevante foi destinado ao vício da Gula. Foi representado pela China. Ela significava a ganância exacerbada do ser humano. O que usa ardis e ciladas (pirataria e trabalho quase escravo no caso da China) para a obtenção de seus objetivos. Evidencia que muitos são os que sobem ao cume das montanhas. Tendo o livre arbítrio, podem ascende-las como águias de alto vôo ou como répteis. A deixar o rastro viscoso da anti-ética pelo chão.
3ª LIÇÃO ÉTICA – EFEITO PINÓQUIO – Essa é dirigida aos praticantes da calúnia e da mentira. Investigadores e cientistas canadenses descobriram que ao mentir ou caluniar a temperatura corporal muda. Com uma câmera termoelétrica o sensor mostra o nariz da pessoa na cor vermelha. Quantos com carência moral, não enxergam o direito alheio e o prejudica deliberadamente. Quantos efeito-Pinoquios surgiriam ao nosso redor!
4ª LIÇÃO ÉTICA – A MORAL DO SILÊNCIO – Em 1984, o escritor argentino Jorge Luiz Borges, estava em Sevilha. Recebeu em seu hotel amigos, entre eles Italo Calvino. Este sempre se mantinha calado e à parte, até que alguém advertiu: “Borges, Italo também está aqui… Cego há anos, Borges respondeu: “Eu o reconheci pelo silêncio”. O laconismo de Calvino era parte de seu caráter. Uma eleição ética. Desconfiava (com raras exceções) dos que possuem bela oratória. A palavra falada para ele era uma “exposição de coisas vãs e inconvenientes”. Rechaçava a verbosidade com argumentos estilísticos. As páginas escritas são documentais. Testemunhos de vida e de épocas. Um receituário de sabedoria ética.
5ª LIÇÃO – A RESISTENCIA – Na 2ª guerra mundial a resistência francesa à invasão nazista consistia em explodir os trens que levavam armas. Atitude heróica perante as pressões e opressões. É bom lembrar, que o comboio inimigo passa diariamente diante de nossas portas. Em forma de lixo televisivo, fanáticos religiosos, chantagens monetárias e emocionais… a legião da resistência é perene. São os últimos românticos! Heróis, que tem ciência da verdade e do direito. A enfrentar essa inversão de valores e de miséria moral que tentam anulá-los.
1ª e única lição de CÓLERA – Rafael pintou os “Doces Cristos” e MichelÂngelo pintou o “Cristo Terrível” na capela Sixtina. Um “dizia vinde a mim os pequeninos” o outro, expulsava com chicote vendilhões. Era a Cólera do Manso Cordeiro (Apocalipse 6,16). “Raça de víboras! Ai de vós fariseus hipócritas! – Ai de vós sepulcros caiados, bonitos por fora e por dentro só imundícies. A Cólera é santa e a violência pacifica, na defesa de direitos de outrem pisoteados. O “Ai de vós”… é atualíssimo em tempos de máscaras. Essas são as chamadas mal-aventuranças do Cristo de Santa Cólera. Aquele que ao pronunciá-las tinha um terrível relâmpago nos olhos… P.S Está a única vez que Cristo agiu assim; porque estavam fazendo mercado no TEMPLO DO PAI…