“O mistério da santa Igreja manifesta-se na sua fundação. O Senhor Jesus deu início a sua Igreja pregando a boa nova do advento do Reino de Deus prometido desde há séculos nas Escrituras: «cumpriu-se o tempo, o Reino de Deus está próximo» (Mc. 1,15; cfr. Mt. 4,17). Este Reino manifesta-se na palavra, nas obras e na presença de Cristo. (…) Os milagres de Jesus comprovam que já chegou à terra o Reino: «Se lanço fora os demônios com o poder de Deus, é que chegou a vós o Reino de Deus» (Lc 11,20; cf. Mt 12,28)” (LG 5).
O Reino de Deus visibilizou-se na pessoa de Cristo, Filho de Deus e Filho do homem, que veio “para servir e dar a sua vida em redenção por muitos” (Mt 10,45). Os encontros, as palavras, os gestos, os milagres, os consolos, a proximidade de Jesus mostram e presencializam o Reino. Em Jesus crucificado-ressuscitado o Reino foi plenificado. Nele tudo foi restaurado e salvo: “reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino de justiça, do amor e da paz” (Prefácio de Cristo Rei).
Como nos lembra Paulo aos Colossenses: “Revesti-vos do amor que é vínculo da perfeição. Reine em vossos corações a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um só corpo. E sede agradecidos!” (3,14). Reino, o modo de viver e conviver, onde o amor plenifica e matura. Os seguidores e seguidoras de Jesus entram no dinamismo da vida nova que o Reino oferece. Nada é inútil nesse Reino! Mesmo a dor, o sofrimento tem sentido e desperta para a transformação.
A Igreja, as nossas comunidades, enriquecida com os dons do seu fundador e seguindo o modo de Jesus na caridade, na humildade, no perdão, na fraternidade, na justiça, recebe a missão de anunciar e instaurar o Reino em todos os povos e constitui o germe e o princípio deste mesmo Reino na terra, suspirando pela consumação do Reino na glória.” (cf. LG 5)
A missão dos discípulos missionários e discípulas missionárias nasce do evento de Deus entre nós: um novo modo de viver, de conviver, o Reino onde os pobres recebem a Boa Nova, os doentes são curados no corpo e no espírito, celebram o ano da graça e da paz. Na dinâmica do Reino que somos santificados, plenificados. Igreja, não anuncia a si mesma, mas anuncia e visibiliza o Reino, na qual todos estão a caminho do Reino definitivo. Todos participando da vida do Reino plenificado em Jesus Cristo crucificado-ressuscitado!
Entre os dias 10 a 15 de novembro, a Igreja no Brasil celebra o 5º Congresso Missionário Nacional, reunindo missionários e missionárias de todo o Brasil em nossa Arquidiocese de Manaus. O tema é “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”. A missão da Igreja é a missão de Jesus: visibilizar, plenificar o Reino, por isso com corações ardentes e pé a caminho recebemos o Congresso Missionário e participamos do desejo de Jesus de anunciar e participar do reino de Deus.
“Ide!” na dinâmica do Reino, partícipes em comunhão, com “Corações ardentes, pés a caminho”. Missionários e missionárias, sejam bem-vindos para o 5º Congresso Missionário Nacional.