Recentemente, vi numa postagem de um amigo empreendedor, a foto de uma moqueca, que estava de dar água na boca. Fiz um breve comentário e, ele me respondeu em seguida: “temos que cuidar de quem cuida da nossa empresa” – (Mário Costa). E é sobre isso, o que iremos abordar nesse artigo.
Ele, meu amigo, tem uma fábrica em plena expansão e, vira e mexe, ele suspende as atividades do refeitório (cozinheira) e, ele mesmo assume, fazendo pratos, pensando nos colaboradores e, tenho certeza, ele faz, com esse real sentimento mesmo, de gratidão.
Quantos de nós, independente de sermos ou não empreendedores e, termos colaboradores que cuidam da nossa empresa, cuidamos ou pensamos em quem cuida da gente? Seja o bom dia ao porteiro do nosso prédio, o sorriso ao entregador da nossa comida favorita, o ouvido ao colaborador, escutando suas ideias e, eventuais críticas do dia a dia na empresa, o reconhecimento ao colaborador que veste a camisa da empresa para valer. Enfim, são várias as formas que podemos cuidar de quem cuida. Muitos “empresários” ou “gestores” ignoram na prática, o título deste artigo. Os colaboradores são a base de sustentação do seu negócio e, importante estar atentos ao bem-estar geral.
Em uma outra empresa, o proprietário tem um programa, tipo um rodízio de funções e, faz, a sua maneira (certamente bem elaborada) com que os funcionários de um setor, “sintam na pele”, as atividades de setores diferentes do seu. Fazendo com que cada um, tenha um entendimento básico de como funciona. Permitindo assim, no final, que tenham a ideia da importância de um para o outro.
Existem inúmeras formas de valorização dos colaboradores, a mais barata e fácil é o: “muito obrigado por sua dedicação”. Isso muda o desempenho e humor do colaborador. Logico, que as vezes, temos colaboradores que não estão nem aí para a empresa e, se puderem (e sempre arrumam um jeitinho) fazem coisas contra a organização. É preciso ficar sempre atento às essas “maças podres”.
Nem sempre cuidar bem do colaborador é dar alguma coisa financeira ou material. O ambiente sendo saudável, já é um grande passo. Investir na sua equipe, com cursos, oficinas de capacitação, canais de comunicação transparentes e de fácil acesso, onde os colaboradores podem se expressar com ideias, críticas e sugestões e, inclusive, preocupações. Assim, é necessário estar perto da equipe, promovendo reuniões regulares, e ajustando os pontos fracos deles.
Colaboradores satisfeitos, tem mais chances de serem assíduos, engajados na causa da empresa e, dando menor rotatividade na troca deles. Isso reflete no atendimento que eles oferecem aos seus clientes e, no sucesso do seu negócio. É muito além do colaborador usar o uniforme da empresa. Ele vai “vestir” de fato a camisa e, carregar no peito, a organização da qual ele tira seu sustento e, provavelmente, dos seus.
O crescimento da equipe, não necessariamente em números, mas em segurança, demonstra um amadurecimento perceptível aos olhos dos clientes e, com isso, os clientes consomem mais tranquilamente. Eles também sentem um clima favorável.
Voltando a moqueca do meu amigo, quantas “moquecas” vocês já fizeram aos seus cuidadores do seu negócio? Como você, empreendedor é visto pelos seus colaboradores, vocês já se perguntaram isso?
Uma empresa de sucesso ela depende de vários fatores, é sabido. Entre eles, o nível de satisfação dos seus colaboradores.
Cuidar de quem cuida da gente é um “investimento” intrínseco ao empreendedor para com os seus. Esse investimento, trará grandes retornos á sua empresa. O resultado disso é o que faz o colaborador levantar de manhã e, ter vontade de ir para o trabalho. Que faz o colaborador falar bem do seu ambiente de trabalho e, do seu gestor, quando ele não está por perto ou, ainda, em sua roda de amigos ou familiares. É fazer despertar no outro (o que ainda não é colaborador da sua empresa) a ter a vontade de trabalhar lá. Será que você nunca teve vontade de trabalhar em uma determinada empresa, independente do porte, pelo que os colaboradores de lá falam para você?
Então, vai uma “moqueca” aí?
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