O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro; por esse motivo, o evento ficou conhecido como Rio-92. Desde então, essa mesma data a cada ano é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
A data comemorativa é uma oportunidade para se conhecer mais sobre a importância de se cuidar da água, promover debates na sociedade e tomar atitudes que façam a diferença no uso racional do líquido. A cada ano, a ONU escolhe um tema diferente para ser discutido que corresponde a um desafio atual ou futuro.
“Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo” é o tema definido pela Organização das Nações Unidas – ONU para o Dia Mundial da Água 2023, celebrado hoje, com o objetivo é discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento.
Para iniciar as ações da campanha de promoção sobre a data, há um convite para as pessoas repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas, assumindo o compromisso de mudanças.
A campanha sobre o Dia Mundial da Água 2023 usa com estratégia de sensibilização a fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico. É uma história sobre como lidar com crises.
A fábula do Beija-flor
Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza. Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:
– Estou voando até o lago para pegar e usá-la no combate ao fogo. Os animais riram dele e disseram:
– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio! E o beija-flor replicou:
– Estou fazendo aquilo que posso. O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo.
Você também pode ser um Beija-flor. Cada atitude sua, não importa quão pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água.