Todos nós já ouvimos o termo franquias. Alguns de nós, já lemos sobre o assunto, já tentamos empreender em alguma, outros de fato, empreenderam e, tiveram sucesso. Alguns, não tiveram o retorno esperado. Creio, com a experiencia adquirida com a consultoria e conversas com meus clientes, que depois da pandemia, nunca esteve tão em voga o assunto, principalmente na rede social “Instagram”. É uma “enxurrada de ofertas, dos mais diversos segmentos. Basta você ver alguma publicação sobre empresas ou empreendedorismo e, pronto.
Mas, você sabe o que é uma franquia e, por que elas foram criadas? Diferente do que muitos acham, franquia e franchising são coisas diferentes e, vai aqui a principal diferença entre os 2. Franchising é um modelo macro de negócios onde existe a concessão da marca registrada do franqueador para que seja utilizada por um investidor/operador, que é o franqueado. Franquias, são as unidades “copiadas” e implantadas em diferentes localidades, com a autorização do detentor dessa marca. Logico, que não é só isso. Envolve contratos, avaliações do perfil do investidor, do operador e, obvio, da parte financeira, que são os investimentos (taxas de aquisição, mobiliaria, padronização, cursos etc.). O registro da 1ª franquia, ocorreu nos EUA no ano de 1850 e, para surpresa de muitos, até minha, pois achava que era alguma no segmento de fast food, a marca franqueada foi a SINGER, empresa de máquinas de costura. Depois, diversas outras marcas seguiram este caminho de expansão. No Brasil por volta de 1960, os primeiros franqueadores, começaram a transformar seus negócios e, começaram com aulas de inglês com o Yázigi e o CCAA. Nos anos 70, o sistema começou a engrenar para outros segmentos.
Existem hoje, diversos tipos de franquias, para todo tipo de interessados e, para todo tipo de bolso. Micro franquias, Franquias individuais, franquias master. Praticamente todos os setores da economia, hoje, tem franquias.
Para quem está começando a empreender, a franquia pode ser bem interessante, pois, traz todo o Know-how do franqueador, o qual ele já passou e experimentou, todas as etapas que o franqueado passará. Além, disso, tem um item muito importante na vida de qualquer empreendedor, que é o Plano de Negócios já montado e testado (mas que, sozinho, não faz milagres) e, que a nossa consultoria, desenvolve também. Traz ainda, a confiança de uma marca já renomada e consolidada no mercado (para as grandes franquias) tem ainda a maior garantia de sucesso do negócio, pois o franqueador dará todo o apoio, visto que o sucesso da sua unidade franqueada é, a continuação do sucesso do franqueador, tornando-os parceiros de negócio. Treinamentos também fazem parte dessa relação e, são necessários para que se obtenha a padronização do negócio, que é aquele sentimento de você, em qualquer lugar do mundo, ter o mesmo produto e, atendimento.
No Brasil, o setor de franquias tem uma regulamentação própria, que é a Lei do Franchising – Nº 8.955 de 1994 e, que foi totalmente revisada em 2019 e, publicada em 2020 (Lei 13.966/2019), consta entre o texto, obrigadões e deveres do franqueador e o franqueado. Na unidade da franquia, ela poderá ter em sua composição: um franqueado operador e um franqueado investidor. Pois, não basta só você adquirir a marca e o uso dela, se, não tiver quem conduza a sua unidade. Por ter acesso ao Know-how, o franqueado precisará tocar a operação. Fazendo-o agir como um empreendedor, dono de um negócio. Diferente do que, muitos dizem que ser um franqueado é ser um funcionário de luxo. Não, não é. Existem muitos e muitos franqueados que detém diversas marcas em seus portfolios de negócio e, são muito realizados em serem franqueados. Que simplesmente gostam, inclusive da rigidez de alguns franqueadores, pois, aprenderam a ter disciplina e vontade de empreender. Prova disto, foi o comentário de uma
amiga, que recentemente me disse que já havia tentado empreender sozinha e, acabou não dando certo. E, que se encontrou no segmento de franquias e, hoje, tem diversas unidades e marcas famosas, aqui na nossa cidade, as quais ela diariamente toca e, é bem-sucedida.
Se você deseja empreender e, pensa em ser um franqueado, aconselho que pesquise bem a marca/serviço que irá operar. Converse com outros franqueados de outras cidades, tirem suas dúvidas, peçam dos franqueadores, todas as informações pertinentes ao negócio, vá como cliente (caso seja possível), à uma unidade já existente, veja se aquele segmento é para você. Analise todos os documentos e, mesmo tendo o Plano de Negócios pronto, vale a pena consultar um profissional especialista (temos a expertise nesse segmento), para que o auxilie na melhor tomada de decisão. Uma franquia, neste momento, pode estar esperando a sua vontade de empreender. Que tal ser você?