Você se considera um comprador impulsivo? Você tem o hábito de extrapolar as faturas do cartão sem considerar o impacto financeiro no seu orçamento?
Se a resposta for sim, saiba que você precisa de estratégias para usar seu dinheiro com mais sabedoria. Afinal, a compra por impulso pode afetar sua situação financeira. Essa decisão não planejada de comprar algo, pensando somente no bem-estar a curto prazo, é chamada de compra por impulso. Para evitar que isso aconteça, é necessário ter conhecimento do quanto você pode gastar, do quão importante é essa compra de produto ou serviço para você e, saber se terá condições de pagar por elas, sem afetar outros compromissos seus. Vocês já pensaram nisso?
É meus caros leitores desta coluna. Quem de vocês nunca foi ao shopping ou a uma loja (física ou virtual) e comprou algum produto ou serviço, sem precisar? Que comprou um celular assim que ele foi lançado e, o “antigo” ainda funciona muito bem? Uma roupa, que sequer usou ainda? Saibam que não estão sozinhos nessa. Boa parte da população tem esse hábito e age assim. Eu inclusive…rsrsrss (não sou perfeito). Isso é uma característica que requer muita atenção da nossa parte, os consumidores.
Contra nós, temos a impulsividade por algo ou serviço. Para o comercio, é algo positivo e, faz parte de várias estratégias de vendas dessas empresas, fazer você sentir necessidade de algo. Afinal, as empresas, precisam vender seus produtos e serviços. As compras por impulso, ocorrem normalmente por duas maneiras: quando você decide comprar algo que até queria, mas, não era o momento adequado. E aquelas que você não queria, mas a estratégia do vendedor, ou uma promoção imperdível te fez mudar de ideia. Perceberam como é essa “guerra” psicológica entre o querer e ter? Sabe aquela ostentação? então, ela pode ter sido gerada por isso. Aqui vou abordar, um pouco de ambos os lados, pois tenho clientes que vendem produtos e serviços e, clientes como vocês, pessoas físicas, que são os consumidores.
Uma compra por impulso pode até ser prazerosa momentaneamente. Para muitas pessoas, as compras podem tê-las deixado satisfeitas por determinado período. Muitas pessoas fazem as compras impulsivas quando não estão bem, quando estão “para baixo”. Ao efetuar a compra, a sensação de bem-estar retorna quase que instantaneamente. Porém, esse período de euforia, além de poder durar pouco, pode ainda causar efeitos negativos na autoestima da pessoa, além é claro, do financeiro.
Por outro lado, o do comercio ou serviço, as ações de marketing utilizadas são excelentes ferramentas para despertar a necessidade/vontade de comprar algo, ou adquirir algum serviço, fazendo com que os clientes, consumam cada vez mais seus produtos/serviços. Conhecer a forma de compra do consumidor é fundamental, não só para vender mais, mas também qualificar suas vendas e oferecer um atendimento personalizado ao cliente. Como o vendedor é a peça-chave nos processos de venda, é também ele quem constrói toda a experiência de compra. Por isso é tão importante compreender profundamente para quem ele vende. Em especial porque a interação com consumidores planejados e não-planejados deve ser diferenciada.
O planejamento financeiro tem aspectos positivos em diversas áreas da vida, principalmente no que tange a saúde financeira. Por exemplo, se você já tem tudo planejado (receitas x despesas) e quer comprar algum produto ou serviço, você poderá checar seu orçamento e, saber se cabe alguma despesa extra. Uma regrinha simples, além de ter um orçamento, é poder esperar. Seja 1 hora, 1 dia, 15 dias ou 1 mês. Quanto maior for a espera sem a compra, melhor será para você analisar o quão necessário é comprar. Faça as seguintes perguntas a você mesmo: Eu preciso disso neste momento? Eu posso pagar por ele? O preço realmente está muito bom (visto que você já comparou em outros momentos/locais). Passado o período estipulado por você, e, o desejo ainda persistir e, ele couber no seu orçamento, você poderá comprá-lo sem culpa.
Nem só de impulso vivem os clientes e vendedores. Você pode comprar produtos e serviços de forma planejada, pois, de maneira antecipada, você pode saber da sua necessidade, do seu orçamento, da disponibilidade do produto, das condições de pagamento. Por exemplo, financiamento de veículo, de casa própria, de consorcio, viagem a médio/longo prazo.
É muito importante que todos tenham uma organização com o dinheiro e um planejamento financeiro para saber como ele está entrando e saindo, que, eventualmente, até procure uma ajuda profissional para que você se conheça financeiramente. Em qual tipo de consumidor você se encaixa? Siga nosso instagram @a.reys_consultoria