O que é, afinal, um Plano de Negócios? Assunto tão comentado nas empresas ou, por quem pretende empreender. Trata-se de um documento elaborado que contém os objetivos do seu empreendimento, com todos os passos que serão dados para que eles sejam alcançados, com intuito de diminuir os riscos e a insegurança sobre o seu empreendimento. Ele, permite aos empreendedores, enxergar erros e eventuais prejuízos na teoria, evitando-os que aconteçam na prática. É sabido, que por mais bem elaborado um Plano de Negócios, ele não elimina prejuízos, mas, facilita a análise do negócio. É uma ferramenta de planejamento e de gestão, muito importante na orientação do empreendedor, antes de empreender e, durante, pois o documento irá norteá-los ao longo da vida da empresa, com os devidos ajustes. Ele funciona como uma espécie de “cara-crachá”, um espelho da sua futura ou atual posição.
Quando bem elaborado, deixará você, empreendedor, mais confiante em seguir em frente. Você poderá traçar estratégias de buscar investidores, demonstrando a viabilidade do seu negócio.
Ele serve, para que suas ideias possam sair da “prancheta” e se concretizem no mundo real. Aos que já são empreendedores, é uma ótima ferramenta para ajustar a operação, para continuar no caminho certo e, dar o entendimento maior do mercado que você atua.
Um Plano de Negócios é difícil de elaborar? Depende do seu nível de entendimento sobre gestão e análises. Requer muita, muita disciplina e árduo trabalho, pois você precisará fazer pesquisas de mercado, anotações, comparativos, simulações entre outras coisas. No final, ele é muito gratificante, pois só de aprendizado sobre o seu novo ou atual negócio, já valeram todos os esforços alocados.
Na maioria do tempo dedicado a elaboração do Plano de Negócios, envolverá interação com clientes, pesquisas para conhecer seus concorrentes, seus pontos fracos e fortes, as práticas que utilizam nos atendimentos, na pré e pós-vendas, o seu segmento, caso seja uma novidade, terá que também ser bem pesquisado. O tempo para isso, dependerá do quanto detalhado você quer o seu Plano de Negócio (PN).
Quando a empresa já está em funcionamento e, por algum motivo você nunca fez o Plano de Negócios, ele se faz necessário, para alinhar a realidade x expectativa. Caso, você já tenha um PN é salutar fazer sempre atualizações e revisões, para que as decisões não sejam impactadas por falta de conhecimento e controle. Como por exemplo: aumento de clientela, de faturamento, de segmento, lançamentos de produtos ou serviços e eventual expansão.
A área operacional do seu negócio, independentemente do tamanho da sua empresa, é uma das áreas contempladas no PN, pois envolverá otimização de processos, redução de custos, produtividade, qualidade entre outros. Essa eficiência vai contribuir diretamente no aumento de competitividade e sucesso da sua empresa na sua área de atuação.
Você precisará também, se preocupar com o posicionamento no mercado que sua empresa irá ter. O posicionamento da sua marca, sua identidade visual, conexão com seus clientes e fornecedores, farão a diferença da sua empresa e a dos concorrentes e, isso, ajudará a criar vínculos de fidelidade com eles.
Desenvolver parcerias estratégicas também faz parte do seu PN, nelas, estão inclusos fornecedores, distribuidores e, acreditem, até os concorrentes, pois juntos, poderão trazer benefícios a todos, como por exemplo acessos a novos mercados, compartilhamento conhecimentos e, até redução de custos.
É imprescindível que todos os objetivos pautados no seu Plano, sejam bem detalhados, claros e precisos, ter critérios de medições e ajustes, estarem alinhados com os reais pensamentos dos empreendedores e, ainda, terem prazos estabelecidos para suas conclusões. Esses objetivos são essenciais na orientação ao empreendedor, como se fosse uma bússola para o navegador. Eles compreendem desde a escolha do local, suas compras e vendas – de produtos ou serviços, suas finanças, seu quadro de colaboradores, até a construção de uma marca forte e bem-posicionada no mercado. Variantes? Sim, certamente. Elas existem em todos os lugares, e na vida corporativa não são diferentes.
Quer empreender, montar um bom Plano de Negócios? Ou já empreende, quer ajustar o existente? Fale conosco, temos a expertise no assunto. Gostou do conteúdo de hoje? Compartilhe com seus contatos e, siga nosso Instagram.