Antes de citar as mais diversas formas de recebimento conhecidas, vamos falar um pouquinho sobre dinheiro, aliás, explicar. E sim, necessário explicar o que é, sua serventia e um pouco de história a qual está diretamente ligada com as primeiras comunidades humanas, segundo “Yuval Harari”, o dinheiro é antes de qualquer coisa, uma instituição social que toma diferentes formas em diversos momentos da história humana. Em livros de economia sempre é citado que o mercado e o Estado são instituições que convivem entre si e, disputam ao longo dos tempos a supremacia entre eles, fazendo crer, que a real origem tenha sido o escambo (troca). Isso remonta aos primórdios, por volta do ano 5.000 A.C. Dada esta pequena introdução, pois o assunto é vastíssimo, vamos focar no título deste artigo: Recebendo Dinheiro.
Vou relacionar as formas mais usuais e, um resumo para explicar cada uma delas.
ABONO: Trata-se de um benefício destinado a qualquer pessoa ou entidade empresarial que tenha direitos adquiridos sobre ele. Normalmente caracterizado como adiantamento d vencimentos ou honorários, uma espécie de bonificação ou ajuda financeira. Em sua grande maioria é sempre dado em forma monetária, porém, pode ser ofertado de forma social, comercial ou política.
APOSENTADORIA: é uma prestação previdenciária que é recebida por um trabalhador aposentado (por diversos motivos) e, paga regularmente por um governo ou uma entidade privada (a depender do caso) e, as vozes em ambos.
CACHÊ: de origem francesa (cachet) normalmente são valores pagos a artistas ou a profissionais para fazerem apresentações ou trabalhos. Exemplos são os cantores, bandas, apresentadores de tv e até diretores de futebol. Importante não confundir com a palavra homônima CACHE (sem acento) cujo significado é voltado a área de tecnologia/informática.
DIÁRIA: é quantia recebida/paga (depende do lado que você está), por um determinado serviço do dia. Termo também muito utilizado na hotelaria, locação de carros e equipamentos e, antigamente até fitas e DVDs de filmes eram cobrados pela diária.
EMPRÉSTIMO: em relação ao título do artigo e o objetivo das nossas colunas o termo é utilizado como uma das formas de crédito pelos brasileiros. É um valor que um banco, uma instituição financeira, ou até aquele amigo ou familiar disponibiliza para você por um determinado período, inclusive o cartão de crédito também pode se encaixar aqui, pois o mesmo tem um limite aprovado para você gastar e, depois pagar.
ESMOLA: é uma quantia financeira dada gratuitamente por alguém a outrem menos favorecido, sem a intenção de obter de volta ou em troca de algum serviço.
GORJETA: valor dado para alguém como recompensa por algum serviço oferecido. Normalmente, bem-feito. Muito usual e ao mesmo tempo “polemica”, os restaurantes são os campeões nesse segmento. Que na maioria dos locais, já incorporam o valor de 10% ao total da conta, a título de taxa de serviço ou gorjeta, quando o valor deveria ser dado de bom grado, de forma espontânea. Inclusive, existe até a Lei das Gorjetas #13.419, onde claramente menciona a espontaneidade do ato. Então, atenção e cuidado na hora de pagar a sua conta.
HERANÇA: é o direito ou condição de herdar, ganhar ou conquistar algo por via da sucessão. Ou seja, transmitido de alguém para outro alguém. De origem do latim “haerentia” é o conjunto de bens/deveres, transmitidos de uma geração para outra, no contexto social, cultural, biológico/genético e jurídico.
HONORÁRIOS: isso, no plural mesmo, pois no singular, tem outro significado. Refere-se a uma remuneração de algum profissional liberal recebe pelo trabalho executado. Ou seja, um serviço de forma independente, sem a existência de vínculo trabalhista.
JETOM: de origem francesa “jeton” é uma espécie de remuneração utilizada normalmente para pagar agentes políticos e servidores públicos em funções particulares, como trabalhos em comissões, colegiados ou outros de deliberações coletivas e, parlamentares em sessões do legislativo. Outra maneira polemica de receber dinheiro.
Existem outras maneiras de receber dinheiro e, vou citar mais algumas no próximo artigo, para finalizar o ano.
E, já dando um spoiler de como iremos começar 2024, vamos tratar de um assunto, que para muitos é polêmico, mas está em grande parte das famílias brasileiras. Quem adivinha qual será o primeiro tema de 2024? Mandem seus palpites no nosso Instagram, vamos ver quem vai acertar.
Feliz Natal a todos vocês!