O União Brasil tem se destacado pelas iniciativas voltadas à juventude, promovendo a formação política e incentivando a participação na vida pública dessa fatia da população. O núcleo do União Jovem do Brasil tem se notabilizado pela implantação de projetos com esse foco, capacitando e engajando novas lideranças.
Outo destaque do partido, nessa linha, é o projeto Jovem Índigo, que tive a oportunidade de conhecer em Brasília. O projeto é realizado em parceria com a Fundação Índigo e os participantes são capacitados para realização de planejamento estratégico e para o desenvolvimento de políticas públicas.
No Amazonas, o partido, que é presidido pelo governador Wilson Lima, sempre teve um olhar especial para os jovens. As iniciativas voltadas a esse público, na minha concepção, refletem o compromisso do União Brasil em formar e apoiar novas lideranças, preparando-as para enfrentar os desafios da política e contribuir para o desenvolvimento do país.
Como membros do partido, onde ocupo a segunda vice-presidência no estado, estamos todos envolvidos com esse compromisso, que se consolida, nesse momento, com a criação do União Jovem do Amazonas. O núcleo, que desenvolverá ações estratégicas para esse público, será comandado por dois jovens promissores e de muita garra: como presidente, o professor universitário Neibe Araújo, graduado em Relações Públicas, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa, ex-jogador de Futsal e gestor de projetos de esporte e lazer no Amazonas; como vice, Arianny Cidade, bacharel em Direito, presidente do núcleo jovem municipal do partido.
Será uma gestão alicerçada em projetos nas áreas de educação; emprego e renda; e esporte e lazer. Os focos prioritários são a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e o protagonismo juvenil. Os dois são extremamente capacitados, com toda condição para movimentar a juventude do Amazonas com projetos inovadores, de incentivo ao empreendedorismo, de formação profissional e de estímulo à prática de esportes, seja por lazer ou para competição.
O trabalho junto aos jovens tem sido também uma das bandeiras de destaque do Governo do Amazonas. Um exemplo nesse sentido são os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), que tenho acompanhado de perto por força das parcerias de algumas dessas ações com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), pastas que dirijo.
É o caso, por exemplo, do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), que atende atualmente cerca de 15 mil jovens, em 26 núcleos instalados em Manaus e cinco no interior, oferecendo mais de 17 modalidades, como futebol, basquete, vôlei, handebol e jiu-jitsu.
De forma transversal, temos contribuído para esse avanço, com as obras de reforma, ampliação e construção de campos esportivos nas comunidades, onde o programa passa a ser oferecido. Os investimentos nas obras já alcançam mais de R$ 23 milhões, desde 2021. Nesse período, foram entregues 41 campos, que cumprem, hoje, o papel de estimular a prática de atividades físicas e a formação de novos talentos, além de promover a qualidade de vida, a inclusão e a convivência social entre os jovens e toda a comunidade.
Em outra frente, pela UGPE e Sedurb temos atuado, também, para ampliar as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, através da mobilização dos municípios do interior para adesão ao Selo Unicef, agora com foco muito especial nas populações indígenas e quilombolas, ajudando a reduzir as desigualdades.
No âmbito do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), a UGPE firmou parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Central Única das Favelas (Cufa Amazonas). A Cufa atua na promoção de atividades socioculturais, esporte, educação, cidadania e arte, através da cultura hip-hop, promovendo a integração e inclusão social, em todo o Brasil. A ideia é que esse trabalho seja levado para as áreas do Prosamin.
No segmento educacional, o Governo do Estado tem contribuído com as famílias para manter os filhos na escola, ao garantir o Passe Livre Estudantil para cerca de 170 mil alunos da rede pública em Manaus. Desde que passou a vigorar o convênio, em 2022, a UGPE já repassou ao município R$ 336,6 milhões.
Os jovens, portanto, têm tido todo o suporte do Governo do Estado. A juventude representa a força criativa, inovadora e transformadora da sociedade. Ao capacitar, educar e apoiar os jovens, hoje, estamos construindo uma base sólida para o progresso econômico, social e político de amanhã. Investir nos jovens é também investir no futuro.
Marcellus Campêlo é engenheiro civil, especialista em Saneamento Básico e em Governança e Inovação Pública; exerce, atualmente, os cargos de secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano – Sedurb e da Unidade Gestora de Projetos Especiais – UGPE