Muito em alta hoje em dia, o tema empreendedorismo faz parte do cotidiano de milhões de pessoas ao redor do mundo. A atividade empreendedora traz desenvolvimento pessoal e profissional aos que se dedicam a ela. Porém, não é fácil, mas é muito compensador!
Normalmente as pessoas pensam que empreender é somente criar um negócio novo ou transformar um já existente no mercado. Empreender vai muito além disso. Sua origem, vem do termo francês – “entrepreneur” – que significa aquele que assume riscos. É um modo de agir, ao se deparar com oportunidades e assumir riscos para implementar e aproveitar essas oportunidades. Empreendedores sãos os que tem ideias, capacidade de inovação, resiliência, disposição de “colocar a mão na massa”, de gerir e realizar negócios. De acordo com alguns dos maiores pensadores do mundo dos negócios, como Peter Drucker, o empreendedorismo está ligado a uma forma comportamental, de iniciativas, autonomia e coragem. Não é um traço de personalidade.
No Brasil as pessoas demonstram que é uma tendencia crescente, pois hoje em dia, a quantidade cada vez maior, querem ter um negócio próprio. Número maior dos que desejam uma carreira em uma empresa já reconhecida.
As formas de empreender, podem ser divididas em duas grandes vertentes: Necessidade e Oportunidade. Os que empreendem por necessidade, normalmente são os que estão desempregados e, aproveitam os valores de rescisões ou empréstimos familiares, como uma forma de se sustentarem. Normalmente, são os que fecham seus empreendimentos, antes mesmo deles se consolidarem / darem retorno ao investimento.
Aos que empreendem por oportunidades, geralmente, são os que percebem determinados nichos no mercado e, tendem a ser mais duradouras, com grandes chances de êxito financeiro ao valor investido e, continuam a prosperar.
Riscos são inerentes aos empreendedores. O que pode dar certo? E o que pode dar errado? São as perguntas mais comuns nas cabeças das pessoas que resolvem empreender. Por exemplo: imagine um negócio (qualquer que seja o segmento). Qual seria a melhor opção? Franquia, tradicional ou Inovação? Não existe resposta certa ou errada. Cada opção depende de uma série de fatores e, cada uma delas, dará experiências e resultados diferentes.
Para que você possa melhor analisar, é necessário que você conheça seus pontos fortes e os fracos. Eles irão diferenciar você de outros empreendedores. Ao ter bem claro, principalmente suas fraquezas, você poderá trabalhá-las para suas soluções. Para empreender, é importante estar aberto a aprender com erros e ajustá-los de acordo com seus objetivos. Os melhores empreendedores, são os que aprendem melhor e mais rápidos. É de suma importância que você, leia muito sobre o seu segmento, troque experiencias com outros empreendedores, talvez até de outras cidades, caso na sua, seja um negócio novo. Crie conexões e parcerias para entender seu cliente potencial. Pense fora da caixa e, ouça opiniões de quem está fora do seu negócio. Muitas vezes, em meio a muita coisa inútil, uma pequena observação, poderá fazer uma grande diferença. Isso tudo é aprendizado.
Mas, será que se você tiver todas as características citadas acima, seu negócio dará certo?
A resposta, pode parecer dura, más, ter todas as características de um empreendedor não garante o sucesso do empreendimento. Assim, como NÃO ter todas as características não significa que será um fracasso. Existem diversas maneiras de superar isso, como: estudar sobre o assunto, se desenvolver na área que resolveu empreender, trazer para seu time, pessoas que supram essas características e habilidades que você eventualmente não tenha. Uma coisa irá complementar a outra e, o aprendizado será de grande valia. Óbvio, que se nisso tudo, der retorno financeiro, será o melhor dos mundos.
Fazer do empreendedorismo, uma carreira, pode ser uma excelente opção para seu futuro e, dos seus filhos, pois, independe em qual estágio etário você está, terá sempre alguém começando a empreender. Alguns, desde cedo, novinhos mesmo, na casa da pré-adolescência inclusive e, neste segmento, teremos em breve uma escola própria para essa faixa etária – escola de liderança, empreendedorismo, gestão financeira e inteligência emocional (aguardem mais spoilers) e, outros, até na terceira idade. Não importa. Se você tiver preparo, conseguirá seu lugar ao sol, fazendo o que gosta, usando sua criatividade e força de vontade. O mundo continuará sempre a demandar de indústrias, serviços e produtos. Você já pensou nisso? Quer se tornar um empreendedor?
Procure-nos, temos toda a expertise para orientá-los.
Se este artigo fez sentido para você, compartilhe!