Manaus (AM) – Cerca de 200 galinhas sem nenhum cuidado sanitário viviam em condições completamente insalubres em um abatedouro de aves localizado no bairro Novo Israel, na zona Norte de Manaus.
Devido às condições do local, as aves foram apreendidas e o dono do estabelecimento autuado pela Delegacia do Consumidor (Decon) que trabalhou em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), que interditou o local.
Os animais já abatidos, cerca de 90 frangos, foram descartados no aterro sanitário por estarem impróprios para o consumo, o restante foi apreendido.
A fiscal agropecuária médica veterinária Gisele Torres ressalta que as galinhas apresentavam sinais de maus tratos.
O diretor-presidente da Adaf, José Omena, destaca que a agência está sempre a postos para atuar em ações que zelam pela saúde pública e pela segurança alimentar da população.
Além de colocar em risco a saúde pública, Omena alerta que os clandestinos oferecem concorrência ilegal com os estabelecimentos que cumprem a lei, têm compromisso com a qualidade dos produtos e precisam seguir as normas sanitárias e de biossegurança.