A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 80ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus), em conjunto com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Guarda Civil Municipal (GCM), deflagrou, nesta quarta-feira (10/12), uma operação de combate ao tráfico de drogas. A ação resultou na prisão em flagrante de seis pessoas e no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão.
De acordo com o delegado Jailton Santos, cinco residências e dois flutuantes foram alvos da operação. Seis homens, com idades de 18, 20, 20, 25, 26 e 31 anos, foram presos.
“Nós já vínhamos monitorando dois flutuantes utilizados por um líder de grupo criminoso, de 26 anos. Em um deles, encontramos drogas e armas de fogo; no outro, pertencente a um vizinho, também foram localizados diversos entorpecentes”, relatou o delegado.
Ainda segundo Jailton Santos, com o primo do líder do grupo foram encontrados vários filhotes de quelônios, além de uma bolsa contendo drogas, que ele tentou dispensar ao arremessá-la pela janela lateral da residência onde se encontrava.
“Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e também responderá por crime ambiental”, informou Jailton Santos.
Dois homens de 20 anos e outro de 26 anos já possuem passagens pela polícia por tráfico de drogas.
Ao todo, 22 agentes de segurança atuaram na operação, que ocorreu no bairro Santo Antônio, na área central do município e na orla da cidade.
Durante as buscas, foram apreendidos uma espingarda com diversos cartuchos, porções de oxi, maconha e pasta base de cocaína, além de diversos aparelhos celulares, aproximadamente R$ 5 mil em espécie e duas motocicletas.
Os envolvidos foram autuados pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido, tráfico de drogas e associação para o tráfico, e permanecerão à disposição do Poder Judiciário.

