Os alunos soldados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) já estão nas ruas de Manaus fortalecendo o efetivo da segurança pública. Inicialmente, os futuros soldados atuam no policiamento ostensivo em todas as zonas da capital, de acordo com escala de serviço previamente definida pelo comando da corporação. O efetivo foi apresentado, nesta semana, pelo governador Wilson Lima.
O estágio operacional supervisionado faz parte de mais uma etapa do curso de formação. Nesta fase, os alunos soldados estão sendo supervisionados por oficiais ou praças mais antigos durante o turno de serviço.
Um dos pontos que recebeu o reforço policial foi a área central, na zona sul. De acordo com o comandante da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), major Dannyel Miranda, os novos policiais estão realizando patrulhamento, técnicas de abordagem e atendimento ao público.
“No centro de Manaus, existem algumas especificidades de que várias ruas não têm como entrar com a viatura. Então o policiamento a pé consegue se aproximar das pessoas que trabalham e circulam para fazer compras. Assim conseguimos um serviço de segurança pública muito mais eficaz. A população com certeza pode esperar um efetivo mais comprometido e uma cidade mais segura”, disse o comandante.
Leia mais: Governador Wilson Lima apresenta mil alunos soldados que passam a atuar na Polícia Militar
A aluna soldado Jessica Paula enfatizou que essa etapa foi a mais aguardada pela turma de formação. “Esse momento foi muito aguardado, porque passamos todos esses meses recebendo instruções para que esse momento chegasse e fizéssemos o nosso melhor. A nossa turma está preparada para executar o melhor serviço, além de absorver a experiência da área e dos policiais mais antigos”, enfatizou.
Para a vendedora ambulante, Glaucia Rodrigues, de 51 anos, a chegada dos alunos soldados no Centro da cidade causou um grande impacto nas áreas de comércio.
“Esses novos policiais representam mais segurança para a população, principalmente nos ônibus e nas ruas, para caso aconteça algum tipo de imprevisto. Quando eu cheguei para trabalhar e vi que eles estavam nas ruas, me passou um sentimento de que estamos evoluindo”, comentou.
Reforço
A inserção dos novos policiais militares faz parte dos investimentos do Governo do Amazonas na Segurança Pública, trazendo investimentos que refletem em reduções nos índices da criminalidade. Em homicídios, por exemplo, dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) mostram uma redução de 22% de janeiro a julho deste ano em comparação a 2023. No mesmo período, os indicadores mostraram reduções em roubos de veículos (-23%) e roubos a ônibus (-35%).