A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI), anunciou nesta quarta-feira (1º/10) o início da Operação Virtude, que será executada ao longo do mês de outubro. O objetivo da operação é fortalecer as ações de combate aos crimes contra a pessoa idosa, a partir das denúncias recebidas pelo Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos.
A operação é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Estiveram presentes representantes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o Ministério Público do Amazonas (MPAM), a Fundação Dr. Thomas, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e a Defensoria Pública.
Conforme o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, todos que fazem parte do time de enfrentamento e de prevenção em crimes contra as pessoas idosas, devem se engajar para preservar suas dignidades. E o direito de ir e vir, o direito ao convívio saudável com os familiares. Hoje, 1º de outubro, é a data em que o Estatuto do Idoso, promulgado em 2003, foi sancionado e começa a Operação.
“A Polícia Civil vai cumprir o papel preventivo e repressivo. Iremos atuar tanto na capital quanto nos municípios, em forma conjunta, para que tenhamos sucesso. O respeito que nós oferecemos hoje é o respeito que receberemos amanhã. Cuidar dos nossos idosos é mais do que uma obrigação, é mais do que um direito deles, é um exercício de humanidade”, afirmou Bruno Fraga.
Segundo a delegada Larissa Barreto, da DECCI, a Operação Virtude é uma operação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visa combater a violência contra a pessoa idosa. A operação será deflagrada durante todo o mês de outubro, com ações intensificadas voltadas para a proteção das pessoas idosas.
“Nossas equipes irão averiguar todas as denúncias recebidas. Também realizaremos ações educativas e preventivas, como campanhas, palestras e orientações em agências bancárias. Nosso objetivo é alertar a população idosa sobre golpes e violência financeira, que é uma das formas mais recorrentes de abuso”, destacou Larissa Barreto.
A delegada explicou que a violência contra a pessoa idosa é silenciosa e normalmente ocorre dentro de casa. “Portanto, tanto a Polícia Civil quanto a sociedade têm o dever de agir, ser a voz dessas pessoas e combater esses crimes”, completou.
O coronel André Ribeiro, representante da SSP-AM, afirmou que o portfólio de operações que o Ministério da Justiça coordena no Estado inclui a Operação Virtude, uma das mais importantes para a execução de ações efetivas. “A Secretaria de Segurança Pública não medirá esforços e utilizará toda sua estrutura para garantir que a operação, ao longo do mês, tenha resultados significativos, mas, principalmente, para levar dignidade a todos”, declarou.
“Todas as secretarias da pasta estarão presentes, como a de Inteligência, de Operações, a Secretaria de Ações Integradas da Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi). Toda a estrutura estará voltada para apoiar a operação em benefício de todos os idosos. Neste mês de outubro, a Secretaria de Segurança, sob a determinação do nosso secretário, o ministro, estará totalmente voltada para as ações de proteção aos idosos”, concluiu.
Dados da DECCI
De janeiro a setembro deste ano, a especializada apurou mais de 1,4 mil denúncias, com mais de 3,5 mil Boletins de Ocorrência (BOs) registrados, 152 medidas protetivas deferidas, 445 Inquéritos Policiais (IPs) instaurados e remetidos à Justiça. Houve 59 flagrantes, 314 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) também instaurados e remetidos à Justiça. A delegacia solicitou 6 prisões, cumpriu oito mandados, 5 de busca e apreensão e obteve mais de 1,7 mil ordens de missão.
Denúncias
A DECCI está localizada na rua do Comércio, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul. Contudo, os Boletins de Ocorrência podem ser registrados em qualquer unidade policial, ou ainda na Delegacia Virtual (Devir), pelo endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.
Além disso, é possível realizar denúncias, de forma anônima, por meio dos seguintes números: 197 e (92) 3667-7575, disque-denúncia da PC-AM; 181, disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), ou pelo Disque 100, dos Direitos Humanos.