Nesta segunda-feira (17/02), os 127 novos convocados do Concurso Público da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) se apresentaram para entrega de documentos, na sede do Comando-Geral da PMAM, localizada no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. O governador Wilson Lima anunciou, no último dia 12 de fevereiro, a convocação de mais de mil novos aprovados nos concursos públicos das Forças de Segurança, realizados em 2022, como parte dos investimentos do programa Amazonas Mais Seguro.
Após a fase de entrega de documentação, os convocados se tornam aptos para iniciarem o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no próximo mês. Destes aprovados no certame da PMAM, 120 foram convocados para o cargo de oficial combatente e sete para oficial de saúde.
De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, a nova convocação tem um impacto significativo para os trabalhos da Polícia Militar do Amazonas na segurança da população amazonense.
“Nós já recebemos e formamos no ano passado, mil novos soldados. Estamos no período de formação de alunos e oficiais e agora estamos ingressando com mais de 120 novos policiais militares que vão liderar a nossa tropa após concluírem o curso”, destacou o comandante-geral.

O 3º sargento PM José Xavier foi aprovado no concurso de 2022 para o cargo de oficial combatente. Ele, que passou para praça da corporação no concurso de 2011, se prepara agora para uma nova fase de formação e capacitação.
“Como policial da ativa, eu sei da importância que é essa renovação dos quadros para a Segurança Pública, para a população e para os candidatos que esperam uma oportunidade, como a minha. Graças a Deus chegou o meu momento e agora é entrar no curso de formação e daqui a pouco somar ainda mais com a PMAM e com a sociedade amazonense”, disse o agora candidato a aluno oficial, José Xavier.

O candidato Luiz Gustavo Alves é natural do estado de Minas Gerais e foi aprovado para o cargo de aluno oficial no certame de 2022. “Quero agradecer primeiramente a Deus, meus familiares e meus amigos. Não posso esquecer de agradecer ao governador do Estado, que nos convocou para este momento. Estamos prontos e preparados para o curso de formação”, ressaltou.
Curso de Formação de Oficiais
Conforme anúncio do governador Wilson Lima, os alunos oficiais combatentes e oficiais de saúde vão iniciar o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no mês de março.

Integrando o novo efetivo de alunos oficiais está a candidata Fernanda Paes Barreto, que destacou a importância do aperfeiçoamento para que os candidatos possam servir à sociedade amazonense. “Passamos por muitas etapas e aguardamos ansiosamente por esse grande dia. Estamos aqui prontos e vamos nos aperfeiçoar para servir a sociedade com entusiasmo, força e determinação”, disse.
O CFO é coordenado pela Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT) da PMAM e comandado pela Academia da Polícia Militar (APM) Coronel Neper Alencar. Os oficiais combatentes terão 3 anos de curso pela frente para serem integrados às fileiras da Polícia Militar do Amazonas. Já os oficiais de saúde devem passar por quatro meses de capacitação e, em seguida, vão atuar na Policlínica Militar Tenente Weber.
As primeiras disciplinas previstas no curso são as atividades de instruções sobre Regimento Interno, Manual do Aluno, Normas Gerais de Ação (NGA), Regulamento Interno de Serviços Gerais (RISG), Treinamento Físico Militar (TFM), Ordem Unida, instruções sobre Regulamento de Continências (RCONT) e Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Amazonas (RDPMAM), Assunção do serviço interno, Lei de Organização Básica (LOB) e Administração da PMAM, atividades operacionais, entre outras.

Convocações
Os novos mil convocados pelo governador Wilson Lima fazem parte do grupo que participou dos certames realizados, em 2022, para vagas na Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Civil (PC-AM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Polícia Militar (PMAM) e Corpo de Bombeiros (CBMAM).
Em maio, os 500 aprovados no cadastro de reserva para o cargo de soldado da PMAM, que completam o número de vagas previstas no edital, realizam a entrega de documentação e iniciam os cursos de formação no mês de junho.
O primeiro chamamento dos aprovados no concurso de 2022 foi realizado em 2023, quando foram convocados 1.121 da Polícia Militar, sendo 1 mil soldados, 100 oficiais combatentes e 21 oficiais de saúde.