A blogueira Paola Gaia, de 31 anos, foi presa na última segunda-feira (17), junto de Denick Harley Feitoza Barata, Manuela Nayara Afonso Conde e Oyama Brendon Lopes de Souza, apontados como suspeitos de roubo a uma loja de roupas e acessórios no bairro Vieiralves, segundo apontam as investigações da Delegacia Especializada de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) afirma que o grupo levou joias, semijoias, óculos, roupas, tênis, bolsas de marca e outros acessórios, além de aparelhos celulares e o carro da proprietária da loja, localizada na zona centro-sul da capital amazonense. Ao todo, o material é avaliado em R$ 500 mil.
Paola, Denick e Oyama irão responder por roubo qualificado e associação criminosa. Já Manuela Nayara, por receptação qualificada. Paola Gaia era, até esta terça-feira (18), assessora parlamentar de um deputado estadual. Ela tem mais de 414 mil seguidores apenas em uma das plataformas digitais, onde produz conteúdos de moda, maquiagem e estilo de vida.
Thomaz Vasconcelos, delegado titular da DERFD, afirma que o roubo aconteceu no dia 8 de junho e o grupo era composto por quatro pessoas.
“Quatro indivíduos invadiram o estabelecimento e anunciaram o assalto. Eles agiram com extrema violência, com pontapés e socos na proprietária, para que ela informasse onde estava uma suposta bolsa com dinheiro e apontasse o local onde estavam guardadas joias e peças de valor”, explica a autoridade policial.
Vasconcelos garante, ainda, que a influenciadora foi a principal autora e mandante do assalto. “Ela [Paola] foi a responsável por abrir o portão para que os demais entrassem na casa. Foi verificado que todos os participantes foram contratados por Paola, ela foi a responsável. […] Eles afirmaram que o desejo dela era que não cometessem somente o roubo, mas se possível, que executassem a proprietária do estabelecimento”, revela o titular da DERFD.
Ainda conforme as investigações, toda a mercadoria roubada teria sido repassada para Manuela Nayara, esposa do também preso Denick Harley e ex-funcionária da vítima. Ela também foi presa em flagrante, pela receptação qualificada da mercadoria roubada.
O delegado afirma, ainda, que todos confirmaram a participação no assalto e serão encaminhados ao presídio, onde ficarão à disposição da Justiça. Rafael Barroso de Oliveira seria o quinto integrante da ação e está sendo procurado pela participação no dia do crime.
Após a confirmação do envolvimento de Paola Gaia na trama criminosa, o gabinete do deputado estadual emitiu uma nota, onde confirma o desligamento dela do cargo de assessora.
“A respeito dos boatos que estão circulando por meio das redes sociais sobre a ‘blogueira’, o deputado não tem controle do caráter ilibado [puro] de seus assessores, mas diante de indiciamento em desfavor da Paola Gaia, já foi desligada dos seu quadro funcional em razão da investigação para que os fatos sejam apurados”, afirma o comunicado.