Em 2024, Manaus apresentou redução de 46% nos casos de roubos aos ônibus do transporte público em comparação ao ano anterior. O resultado é fruto da integração das Forças de Segurança, que coordenam medidas preventivas a partir do trabalho da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e com investigações contínuas realizadas pelo programa Coletivo Mais Seguro, coordenado Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas (NURCC) da Polícia Civil (PC-AM).
A atuação integrada envolve rondas ostensivas em ônibus e rotas de empresas do Distrito Industrial realizadas por policiais militares, além do trabalho investigativo da PC-AM, que ocorre após os crimes e também de forma preventiva. Essas iniciativas, fortalecidas a partir do mês de junho com a efetiva implantação do NURCC, resultaram na desarticulação de oito quadrilhas especializadas nesse tipo de delito, no cumprimento de 50 mandados e na prisão de aproximadamente 50 pessoas.
De acordo com o delegado Charles Araújo, coordenador do NURCC, a criação do programa em 18 de junho de 2023 trouxe uma visão mais ampla sobre os crimes, facilitando a identificação das quadrilhas envolvidas.
“Essa iniciativa nos deu uma visão geral dos crimes, permitindo identificar as quadrilhas responsáveis por esse tipo de assalto na cidade. Além disso, possibilitou o trabalho de compilar as informações, apresentá-las ao Poder Judiciário e, efetivamente, realizar a prisão desses indivíduos”, destacou o delegado.
Rota Segura
Conforme o delegado Charles Araújo, em mais de 100 dias foram registradas apenas duas ocorrências em rotas. As ações assertivas realizadas pela Polícia Civil, por meio do Nurcc, com apoio operacional da Polícia Militar, são fatores positivos na redução desse tipo de crime.
As ações contam ainda com operações integradas das Forças de Segurança em cumprimento de mandados de prisão, com foco na elucidação de casos em que os infratores não são presos de forma imediata após a prática criminosa. Além do compartilhamento de informações, que são repassadas às guarnições da Polícia Militar, tem-se também dados apontados pela investigação da Polícia Civil em relação à diversificação de locais-alvo para a prática desses crimes.
Além do trabalho integrado entre as Forças de Segurança no combate à prática de roubos a rotas, a Polícia Militar do Amazonas mantém a Operação Rota Segura, que é desencadeada por unidades dos Comandos de Policiamento das Áreas Norte e Leste, e Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).
Segundo o comandante-geral, coronel Klinger Paiva, o objetivo é intensificar o policiamento ostensivo e preventivo, com foco em horários de maior fluxo de circulação das rotas das empresas do Distrito Industrial de Manaus.
“A Rocam fica responsável pela área que abrange o Distrito Industrial, devido à localização do Batalhão da unidade especializada. As unidades policiais das áreas Norte e Leste estão direcionadas aos bairros daquelas localidades, porque a maior parte dos trabalhadores das empresas residem nas zonas norte e leste de Manaus”, esclarece o comandante-geral.
Coronel Klinger explica ainda que para uma maior efetividade da operação existe uma parceria entre a Polícia Militar e o setor industrial, com troca de informações para antecipação de ameaças e estudo do modus operandi dos infratores que praticam esse tipo de crime.
Operação Catraca
Outra ação estratégica para reprimir roubos ao transporte público é a Operação Catraca, coordenada pela Polícia Militar do Amazonas. A ação é desencadeada em todas as zonas de Manaus.
Ainda de acordo com o coronel Klinger Paiva, os policiais militares atuam conforme levantamento da Inteligência, que indicam os pontos e horários com maior incidência de crimes nos ônibus do transporte coletivo.
“Também trabalhamos em cima de denúncias recebidas no 190 ou linhas-diretas das Cicoms. Por isso reforçamos que a população denuncie, que seja parceira da Polícia Militar”, finalizou.