A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Ronda Maria da Penha, levou para o município de Guajará, na fronteira com o Acre, mais uma ação da Operação Nacional Shamar de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em razão de gênero. A iniciativa resultou na primeira turma no Estágio de Capacitação Profissional (Ecap) no município, além de prisões e fiscalização de medidas protetivas.
Uma guarnição composta por policiais militares da Ronda Maria da Penha percorreu mais de 2 mil quilômetros pelas BR-319 e BR-364. Ao chegarem no município, foram promovidas ações de formação, fiscalização e apoio social a mulheres em situação de vulnerabilidade.
No curso de capacitação, 23 policiais militares do 9º Grupamento de Polícia Militar (GPM) e 18 profissionais de órgãos parceiros, como a Guarda Municipal, Secretarias de Saúde e Educação, Fórum de Justiça e Delegacia local, receberam instruções em legislação de proteção à mulher, protocolos de atendimento, procedimentos operacionais padrão e práticas de acolhimento especializado.
Na parte prática, as equipes realizaram a fiscalização de 15 medidas protetivas, com duas prisões: uma por descumprimento de medida judicial e outra por mandado de prisão em aberto, em parceria com a Polícia Civil. Também foram realizadas ações públicas com participação da Prefeitura e órgãos parceiros, além de apoio social por meio da entrega de cestas básicas em conjunto com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Guajará.
Com a realização do estágio, Guajará se tornou o 14º município do Amazonas a receber a capacitação da Ronda Maria da Penha. A iniciativa fortalece o fluxo de atendimento às mulheres em situação de violência e amplia a rede de proteção local, com integração entre órgãos municipais, estaduais e federais.