A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 43ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus), em conjunto com o Departamento de Polícia do Interior (DPI) e apoio da Secretaria de Segurança Pública Municipal, cumpriu, na segunda-feira (1º/09), um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de idade não informada, por estupro de vulnerável contra a sobrinha de 11 anos.
O delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, informou que a equipe da delegacia de Nhamundá soube do ocorrido por meio de denúncia, relatando os abusos por parte do autor à criança. Com base na denúncia, foram iniciadas as diligências, foi solicitada a prisão do homem que foi concedida. Na data de ontem, em conjunto com o DPI e a Secretaria Municipal de Segurança, a equipe foi a campo para capturar o homem.
“Nos deslocamos até o endereço mencionado na ocorrência, em uma comunidade da zona rural do município, com a finalidade de realizar a prisão. Localizamos o homem e o capturamos. Ele não ofereceu resistência. O conduzimos para a delegacia para os primeiros procedimentos. E vale ressaltar que esse é mais um caso alarmante, em que um ato de abuso ocorre dentro do ambiente familiar. A vítima sofria com isso desde os 10 anos”, informou Paulo Mavignier.
O delegado também destacou que os abusos aconteciam quando o suspeito ficava sozinho com a criança. Com a prisão do homem e sua retirada do convívio familiar, o ciclo de violência foi interrompido, proporcionando à vítima a paz e a segurança que havia perdido. “A criança recebeu todos os cuidados necessários e foi encaminhada aos serviços sociais de Nhamundá, onde receberá acompanhamento psicológico para lidar com a situação vivenciada”, concluiu o delegado.
Procedimentos
O homem responderá por estupro de vulnerável. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.