De janeiro a março deste ano, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) capturou 311 foragidos da Justiça com mandados de prisão em aberto na capital e interior do estado. No mesmo período de 2024, a PMAM capturou 182 foragidos com mandados expedidos pela Justiça do Amazonas e de outras federações, o que representa um aumento de 70,8%. Os dados são das ocorrências especiais do Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom).
Dos 311 mandados cumpridos pelos policiais militares em 2025, 281 foram registrados em Manaus. Os outros 30 mandados foram cumpridos nos municípios de Autazes (5), Humaitá (4), Lábrea (4), Coari (3), Envira (2), Anamã (1), Apuí (1), Barreirinha (1), Benjamin Constant (1), Manacapuru (1), Manicoré (1), Maués (1), Nova Olinda do Norte (1), Novo Airão (1), Novo Aripuanã (1), Parintins (1) e Rio Preto da Eva (1).

De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, a cada mês o número de captura de foragidos tem aumentado e isso é uma resposta da corporação ao empenho dos policiais militares para tirar de circulação pessoas que podem cometer outros crimes.
Segundo o comandante-geral, quando a Polícia Militar, em abordagem ou ação, consegue identificar uma pessoa com mandado de prisão em aberto, em algumas situações são encontradas armas de fogo em posse desses foragidos, que poderiam ser usadas para que eles cometessem mais roubos e até homicídios.

“Então a captura desses indivíduos com mandado de prisão em aberto traz uma segurança maior para a população, que pode contar e confiar que a Polícia Militar está nas ruas, pronta para realizar a prisão daqueles que atentam contra a ordem pública”, disse o coronel Klinger.
Dos mandados de prisão expedidos pela Justiça e cumpridos pela PMAM, a maioria é pelo crime de roubo, com 109 mandados. Os crimes de tráfico de drogas e homicídio são os outros crimes mais cometidos, com 70 e 39 mandados expedidos, respectivamente. Além desses delitos, também foram registrados os crimes de furto, estupro de vulnerável, falta de pagamento de pensão alimentícia, receptação, crime ambiental, entre outros.

Produtividade das unidades operacionais
Nos três primeiros meses do ano, as unidades que mais capturaram foragidos da Justiça com mandados de prisão em aberto foram as Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), com 59 cumprimentos de mandado; a 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) com 25; a 14ª Cicom com 24 capturas, a 24ª Cicom com 23 e a Força Tática com 17 mandados cumpridos.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar imediatamente qualquer ação criminosa, por meio do disque-denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.