Manaus (AM) – Ewerton Silva de Jesus, 24, conhecido como “Esquilo”, foi preso, nesta segunda-feira (6), por envolvimento na morte do vereador do município de Tabatinga, Olímpio Guedes Olavo Júnior, que tinha 30 anos. O crime ocorreu no dia 12 de maio de 2022, no bairro Flores, Zona centro-sul.
De acordo com o delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o vereador foi atingido a tiros por ocupantes de um veículo quando retornava de uma lanchonete. Os envolvidos fugiram em seguida. Ewerton era o último procurado por envolvimento na ação criminosa.
Leia também: Homem é assassinado enquanto assistia Flamengo x Vasco, em Petrópolis
“O ‘Esquilo’ participou efetivamente da morte do vereador, ele é um dos atiradores que estavam dentro do veículo no dia do crime. A população, através do nosso disque denúncia, informou o paradeiro dele e fomos atrás verificar a veracidade da informação e constatamos de fato efetuando a prisão”, informou o delegado titular.
No momento da prisão, Ewerton estava com uma tornozeleira rompida. Ele foi encontrado por policiais da DEHS em um apartamento, no bairro Flores. O criminoso já havia sido preso no ano passado pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), mas foi liberado pela Justiça em audiência de custódia.
“As investigações seguem em andamento até chegarmos ao mandante do crime e esclarecer a motivação desse delito”, disse Cunha.
Procedimento
Ewerton responderá por homicídio e ficará à disposição do Poder Judiciário.
Prisões
Ewerton era o terceiro procurado por envolvimento na morte do parlamentar. No dia 23 de novembro de 2022, Casemiro Igor Barreto Bezerra, 30, foi preso no bairro São Jorge, Zona Oeste da capital, também envolvido no assassinato.
Já no dia 16 de fevereiro deste ano, no município de Garopaba (SC), as Polícias Civis do Amazonas e de Santa Catarina, em ação conjunta, realizaram a prisão de Hudison Andrade Guerreiro, de 28 anos, conhecido como “Gugu”, investigado por envolvimento na ação criminosa.