O governador Wilson Lima lançou, na manhã desta segunda-feira (03/11), a Operação Natal Mais Seguro 2025, que vai reforçar o policiamento durante o período de compras e festividades de fim de ano com 1,6 mil policiais militares na capital e interior. A operação ganha o reforço dos 500 alunos soldados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que iniciam estágio supervisionado e passam a atuar nas ruas de Manaus. O lançamento ocorreu na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro da cidade.
Coordenada pela Polícia Militar e integrada às forças de segurança do Estado, a operação vai se estender até o início de janeiro de 2026. As ações serão realizadas em áreas comerciais e bancárias de grande movimentação, como o Centro, Vieiralves, Manoa, Alvorada, Parque 10 e avenida Hilário Gurjão, entre outras. O governador destacou a importância da presença ostensiva dos policiais e do compromisso dos novos soldados com a proteção da população.


“A presença da polícia é importante, todas as vezes que um cidadão vê um homem fardado, como vocês estão aqui, representando o Estado, isso passa tranquilidade para a nossa população. Então é isso que vocês vão fazer, essa é a missão de vocês, é proteger a nossa sociedade. Cada um de vocês aqui fez um juramento de defender a nossa população”, afirmou Wilson Lima.
Participaram do lançamento o secretário de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz; o deputado federal, Adail Filho; o deputado estadual Adjuto Afonso; os vereadores Allan Campelo e Roberto Sabino, além de representantes das associações comerciais como o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Bruno Loureiro; o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Benzion.


Reforço tecnológico
A Operação Natal Mais Seguro 2025 contará também com o suporte do Sistema Paredão, com mais de 1,5 mil câmeras de videomonitoramento em tempo real conectadas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A tecnologia permite a identificação rápida de situações suspeitas e o direcionamento das equipes em campo, garantindo mais agilidade e eficiência às ações.
“Esse ano nós vamos ter um aparato tecnológico maior, com o uso de câmeras do Sistema Paredão e com as ferramentas de inteligência que a gente tem implementado. Tudo isso ajuda a polícia a chegar mais rápido e a ser mais eficiente nas ações de segurança”, afirmou o governador Wilson Lima.


Operação
A operação envolve todas as modalidades de policiamento, incluindo viaturas, Rocam Motos, cavalaria, ciclopatrulha e policiamento a pé, mobilizando equipes dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), Especializado (CPE), do Interior (CPI), além das Unidades Administrativas e do Serviço Extra Gratificado (SEG).
Os policiais vão reforçar a segurança nas áreas de grande fluxo comercial e bancário, prevenindo furtos, roubos e demais práticas criminosas, garantindo um ambiente mais seguro para lojistas e consumidores, como explicou o comandante-geral da PM, coronel Klinger Paiva.
“Estamos iniciando mais uma operação estratégica e tradicional da Polícia Militar, onde empregamos todo o nosso efetivo administrativo e operacional. São 1.650 homens, sendo 1.250 na capital e 400 no interior. Nós vamos trabalhar com todas as modalidades de policiamento e operação se estende até janeiro, e eles vão operar em todas as principais áreas comerciais na capital e nos municípios onde há grande movimentação no comércio”, informou o comandante-geral.
Paulo Vieira é aluno soldado e será um dos homens que fará parte do efetivo que vai reforçar a segurança nas ruas de Manaus. Ele considerou o momento decisivo para a carreira que decidiu seguir.
“Representa o início de uma nova jornada na nossa vida, uma nova jornada em que prova que nós estamos capacitados. Nós passamos cinco meses em sala de aula, em preparação constante, para que hoje possamos dar o start, junto com a Operação Natal. Está sendo um momento magnífico para todos nós, que sonhamos um dia estar aqui na Polícia Militar”, concluiu.


Décimo terceiro e salário
Na oportunidade, o governador anunciou que o Estado vai injetar R$ 1,2 bilhão na economia neste fim de ano com o pagamento da 2ª parcela do 13º salário, nos dias 11 e 12 de dezembro, e a antecipação do salário de dezembro, nos dias 22 e 23. A medida beneficia mais de 120 mil servidores – entre ativos e em inativos – e reforça o compromisso com a valorização do funcionalismo público e o estímulo à economia no período natalino.

