Rio Preto da Eva (AM) – Três mulheres e dois homens foram presos, nesta quarta-feira (22), por associação criminosa e furto qualificado praticados contra idosos em agências bancárias do município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).
Alcirene Alves Fontes, 38; Klicia Adria da Silva Rodrigues, 25; Marcos Heleno Batista Marinho, 48; Patrick Rodrigues Caldas, 29; e Rosimeire Lima de Souza, 55, foram presos em flagrante em uma estrada do município. Eles responderão a oito Inquéritos Policiais (IPs) por furto qualificado e associação criminosa.
De acordo com o delegado Henrique Brasil, titular da 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Rio Preto da Eva, nas circunstâncias do crime, as vítimas eram ludibriadas a realizar transações bancárias e empréstimos.
Leia também: Mulher é presa por maus-tratos contra a própria mãe de 76 anos, em Manaus
“Passamos a monitorar essa prática que já vinha acontecendo no município. Ontem, avistamos o carro com cinco pessoas dentro dele. No momento do crime, eles se dividiam. Enquanto uma parte estava fazendo pequenos furtos em estabelecimentos comerciais, a outra estava no banco, enganando e fazendo furto qualificado contra os idosos”, explicou o titular.
Segundo o delegado, as mulheres que participavam da ação criminosa recebiam uma diária no valor de R$ 100.
“Quem liderava esse grupo era o Marco Heleno, ele que cooptava essas mulheres e cuidava de todas as ações dessa associação criminosa”, enfatizou Henrique.
Prisão
Momentos antes de efetuarmos a prisão, eles perceberam a movimentação dos policiais civis do 36º DIP e tentaram fugir. No entanto, foi realizada a abordagem e dada a voz de prisão em uma estrada, no km 60.
Segundo as investigações, esse grupo saia de Manaus para aplicar golpes no Rio Preto. Eles já iam para o município sabendo que era o período de pagamento de aposentadoria e benefícios sociais do governo. Os idosos eram as vítimas potenciais para o crime.
Recorrente
Em menos de um mês, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) investiga e prende pessoas envolvidas em golpes em agências bancárias do Rio Preto da Eva.
Almir Padron de Azevedo, 40; Hilarildo Monteiro dos Santos, 28, e Luís Carlos Pinto Júnior, 20, foram presos após cometerem o golpe na agência bancária. Na ocasião, eles levaram mais de R$ 1 mil de uma idosa.