MANAUS – Nove guardas municipais de Manaus foram aprovados em teste prático exigido para a conclusão de curso de armamento letal. Agora estão aptos para manusearem as pistolas Taurus, modelo Striker TS9, calibre nove milímetros, adquiridas na gestão do prefeito David Almeida.
Os profissionais se juntarão aos demais servidores da Guarda Municipal de Manaus, departamento vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), habilitados para o uso de arma de fogo.
“Neste mês, a Guarda Municipal de Manaus completa um ano de uso das pistolas, sem qualquer tipo de incidente. São doze meses da primeira turma armada da Guarda Municipal de Manaus sem nenhum incidente, sem tiro acidental e sem necessidade de utilizar armamento letal. Isso nos deixa muito contentes, muito confiantes de que o caminho é este mesmo a ser seguido”, declarou o secretário da Semseg, Sérgio Fontes.
De acordo com um dos instrutores do curso, o guarda municipal Álvaro de Jesus, responsável pelo controle de armamento da Semseg, o emprego correto do armamento letal irá garantir a segurança dos profissionais da Guarda Municipal de Manaus, preservar a integridade física da população e assegurar a proteção do patrimônio público.
Destaque
Iniciada no último dia 2, a terceira turma do curso “Prático de Capacitação de Guardas Municipais para o uso de Armamento Letal”, composta a princípio por 20 inscritos, contou com a participação de uma mulher, a guarda Queli Lopes, que ingressou na instituição em 2014 e se destacou com a maior pontuação na avaliação de disparos, contabilizando 116 pontos, de um total de 120.
Com carga horária de 90 horas, a capacitação aconteceu nas dependências do Campus de Ensino 2 – Delegado Aquiles dos Santos Andrade, do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), antiga Academia de Polícia Civil (Acadepol), na avenida Noel Nutels, zona Norte da capital.
Foram ministradas, ao longo do curso, aulas de fundamentos e técnicas de tiro, manejo e condução de armas de fogo, manutenção dos armamentos, prática de tiro com pistola em estande e atendimento pré-hospitalar tático.
O curso foi realizado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). Segundo a diretora de Capacitação da Espi, Jeania Bezerra, os investimentos na qualificação dos servidores seguem determinação do chefe do Executivo municipal.
“A gestão entende que a capacitação de seus servidores deve ser um processo contínuo e, por esta razão, realizamos o levantamento da necessidade de capacitação anualmente. Para a Espi, é um privilégio poder fazer parte desta nova Guarda Municipal, realizando o treinamento que confere responsabilidades ainda maiores à corporação”, concluiu Bezerra.