Policiais civis da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) efetuaram a prisão de um homem de 33 anos, nesta quinta-feira (19), por estupro de vulnerável praticado contra as três enteadas, de idades entre sete e 13 anos. Os crimes ocorreram em janeiro e fevereiro deste ano, na zona leste de Manaus.
Conforme a titular da unidade especializada, delegada Joyce Coelho, uma das vítimas, de 13 anos, morava em Santarém, no Pará, e em 2022, passou a morar com a mãe, 32. Em meados de fevereiro, ela passou a apresentar mudanças no comportamento, notadas pela genitora, que a questionou para saber o que estava acontecendo.
“A adolescente, então, contou que o autor aproveitava de ocasiões em que a mãe não estava para cometer os estupros. A mulher não o denunciou, cometendo, então, o crime de omissão de socorro. Instauramos um procedimento para que ela responda pelo ato”, explica a autoridade policial.
Ainda segundo a delegada, o suspeito agiu do mesmo modo com as outras filhas da companheira, praticando o crime quando ficava a sós com elas.
“A vítima de 11 anos contou que passou a morar com o casal quando tinha seis anos, e o homem praticou o estupro contra ela duas vezes, sendo uma das vezes quando sua mãe havia ido para a igreja. Já a criança de sete anos informou que os estupros ocorriam constantemente, quando a genitora estava no trabalho ou na casa de vizinhos”, relata.
“Em depoimento, ela [criança] contou que não falou nada para as irmãs, pois sofria constantes ameaças do infrator. Ele também ameaçava as outras vítimas para que elas não contassem nada a ninguém”, narra a delegada.
De acordo com a titular da Depca, as vítimas foram abrigadas pelo Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), para acompanhamento.
O homem foi preso no bairro Mauazinho, zona leste da capital. Ele responderá por estupro de vulnerável e ficará à disposição da Justiça.
*Com informações da assessoria