Ipixuna (AM) – Um indígena da etnia Kulina foi preso na terça-feira (09) após outros indígenas da própria etnia, o denunciarem por enganar e aplicar diversos golpes financeiros naquela comunidade. De acordo com informações da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 67ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus), ele se oferecia para ajudar as pessoas a sacar dinheiro e fingia que não havia o valor nas contas bancárias.
Conforme explica o investigador Robertson Abecassis, gestor da unidade policial, as investigações iniciaram após as vítimas procurarem a delegacia.
Segundo o gestor, o infrator ainda pedia o cartão e a senha das vítimas, dizendo que iria conversar com o gerente da agência bancária para averiguar o que havia ocorrido. Após isso, ele transferia os valores para outras contas e, posteriormente, passava a ostentar, junto com sua esposa, os valores em redes sociais.
“Com base nas informações colhidas, solicitamos à Justiça os mandados de prisão e de busca e apreensão em nome dele, e as ordens judiciais foram decretadas pelo Poder Judiciário”,
informou.
Durante as buscas na casa do homem, os policiais encontraram diversos documentos dos indígenas, como comprovantes de transferências bancárias e senhas de cartões. Também foram apreendidos aparelhos celulares que passarão por perícia.
Procedimentos
O autor foi conduzido à unidade policial e responderá por estelionato. Agora, ele ficará à disposição da Justiça.
*Com informações da assessoria