A Operação Chacal, da Polícia Civil do Amazonas por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP), resultou na prisão de Lais Nayara Moraes, de 32 anos, que integrava uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas. O cumprimento do mandado de prisão aconteceu na última sexta-feira (14), em Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus).
Segundo o investigador Gonzaga Rezende, gestor da DEP, a mulher possuía mandado de prisão pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico, decretado pelo Tribunal Regional Federal do Tocantins.
“Lais Nayara fazia parte de uma organização criminosa que traficava cocaína peruana, juntamente com os irmãos e primos do falecido esposo, o narcotraficante colombiano Juan Maldonado. Uma parte da organização criminosa já foi presa em Araguaia, em Tocantins, pela Polícia Federal (PF)”, explica Gonzaga.
Segundo o gestor, a mulher tem como apelido na organização “Mulher do Barão” ou “Viúva”. A operação ocorreu após agentes da PF pedirem apoio para localizar Lais, que estava em Eirunepé. Ela supostamente muda de endereço com frequência e já morou em diversas cidades do Tocantins, da região Nordeste e também em outras cidades do Amazonas.
“Montamos a operação a partir do recebimento do mandado de prisão e informações sobre o paradeiro da suspeita. Durante diligências, conseguimos localizá-la em uma casa na rua do Aeroporto, bairro de Fátima”, informa Gonzaga. Ela passará por audiência de custódia, e ficará à disposição da Justiça.
*Com informações da assessoria