Manaus (AM) – Geremias Ribeiro da Silva (38), mais conhecido como Gerê, foi preso em flagrante na madrugada desta quinta-feira (9), portando de arma, drogas e colete balístico. A 29ª Companhia Interativa Comunitária (CICOM) foi responsável pela ação, dando voz de prisão também para a mulher que acompanhava o criminoso, identificada como Vanessa Paz de Oliveira, de 35 anos.
De forma anônima, a denúncia levou os policiais até a localização exata de Gerê, um motel situado na avenida André Araújo, Zona Centro-Sul de Manaus. Segundo informações, um dos líderes da facção Comando Vermelho estaria planejando um ataque no bairro Mauazinho.
Após breve resistência, Geremias se entregou aos policiais informando que a arma era para sua proteção pessoal e as duas porções de entorpecentes encontradas na roupa de Vanessa seria para comercialização.
O casal foi preso e conduzido ao 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP) para procedimento.
Ficha criminal
Com um longo histórico criminal, Geremias é ex-integrante da facção FDN e braço direito de ”Mano G”, também ex-líder dessa mesma facção. Após um racha interno, ”Mano G” virou líder da facção Comando Vermelho e Geremias seguiu o mesmo caminho.
Geremias foi preso em 2012 pela morte de seis pessoas, fugiu em 2014 do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e foi preso novamente em 2020 com um arsenal de armas de fogo. Gerê é considerado um criminoso de alta periculosidade.