Cerca de 600 quilos de drogas foram apreendidas na manhã desta quinta-feira (15), durante patrulhamento nas proximidades do município de São Gabriel da Cachoeira, (distante 852 quilômetros a noroeste da capital amazonense). A apreensão do material ilícito foi realizada pela Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Companhia de Operações Especiais da Policia Militar do Estado do Amazonas (COE/PM/AM), próximo à fronteira do Brasil com a Colômbia.
De acordo com a polícia, aproximadamente 600 quilos de maconha do tipo skunk foram encontradas em duas embarcações. A droga estava escondida da floresta, nas mediações em que estavam atracadas as embarcações. Os suspeitos fugiram antes da chegada da equipe policial. Foi instaurado procedimento investigativo para análise da procedência do material apreendido.
Segundo investigação da Polícia Federal, atualmente, a principal região de produção da maconha do tipo skunk é o Vale de Cauca, na Colômbia, localidade historicamente dominada pela sexta frente do grupo armado das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs).
No combate ao crime de tráfico internacional de drogas na fronteira entre Brasil/Colômbia, os agentes da PF e o COE estão em operação na região do alto e médio Rio Negro no Amazonas, desde o dia 5 de maio, sem prazo de encerramento.
*Com informações do D24am