A capital amazonense alcançou 48 horas sem nenhum registro de roubo ou furto de veículos. A ação é resultado direto da atuação integrada das Forças de Segurança do Amazonas, aliada ao uso da tecnologia do sistema Paredão, que vem reforçando a vigilância em pontos estratégicos em Manaus. Ao mesmo tempo em que não foram registrados os crimes, o Sistema de Segurança registrou a recuperação de três veículos com restrições.
“Esse resultado é fruto do comprometimento dos nossos policiais e do investimento em tecnologia do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança (SSP-AM). O sistema Paredão é uma ferramenta estratégica no combate ao crime. E alcançar 48 horas sem roubos ou furtos de veículos reforça que estamos no caminho certo para garantir mais segurança à população”, afirmou o secretário da SSP-AM, Vinicius Almeida.
A Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), também tem intensificado as investigações e ações preventivas, com foco na desarticulação de quadrilhas especializadas.
“A nossa equipe tem feito um trabalho muito em cima desses grupos criminosos. Estamos cumprindo diversos mandados de prisão e, só no mês passado, foram cinco cumprimentos, além dos flagrantes, que são aqueles onde o infrator realiza o roubo. Essa ação direta tem enfraquecido a atuação e contribuído para a redução dos índices de roubo de veículos na capital”, disse o delegado titular da DERFV, Rodrigo Bahia.

Entrega de veículos
Em julho, o governo do Amazonas entregou 369 novas viaturas para Polícia Militar, Polícia Civil e SSP-AM. Entre elas, 272 foram destinadas à PMAM e estão equipadas com câmeras inteligentes integradas ao Sistema Paredão.
As câmeras estão conectadas ao sistema e realizam a leitura de placas de veículos, auxiliando a coibir crimes como roubos e furtos, além de auxiliar nas investigações.
Redução de roubo e furto
Os investimentos têm refletido diretamente na redução dos indicadores de criminalidade no estado. No primeiro semestre de 2025, os roubos de veículos caíram 32% em comparação com o mesmo período de 2024, menor número da série histórica da SSP-AM.
“Na medida em que você tem as forças de polícia, todas empregadas naquela recuperação instantânea, toda a cidade está sendo monitorada e acaba desestimulando para a prática de roubo e furto. Todas as viaturas estão sendo posicionadas de uma maneira estratégica, que dá resposta rápida, então fez o boletim, a polícia já está ali de pronto para atuar”, disse o delegado.