Entre os meses de janeiro a agosto deste ano, Manaus registrou uma queda histórica nos crimes de homicídios. Durante este período, a capital amazonense, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), contabilizou 282 casos. Esse é o menor quantitativo registrado em relação aos últimos 20 anos. A última vez que a cidade apresentou um resultado parecido foi em 2005, com 245 crimes desta natureza.
Os números, conforme destacados pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Vinícius Almeida, reforçam o compromisso do Governo do Amazonas, que tem realizado investimentos não só na aquisição de novas tecnologias como também, em efetivo para todas das Forças de Segurança.


“O que estamos vendo agora é o resultado de um planejamento estratégico. Temos mês após mês apresentado reduções históricas em diversos indicadores e o de homicídios era o nosso maior desafio, que estamos buscando baixar cada dia mais”, afirmou o secretário.
Os dados do Centro Integrado de Estatística da SSP-AM mostram que este ano, nos últimos oito meses, Manaus registrou 282 homicídios. A redução é maior que a registrada no mesmo período de 2024, que fechou com 457 e o menor número em relação aos últimos 20 anos, sendo que a última vez que a capital registrou números tão baixos foi em 2005, com 254 casos.
“Estamos buscando melhorar os nossos próprios indicadores que estão em constantes reduções. Com esses resultados, não tenho dúvida que iremos fechar o ano como sendo um dos melhores dos últimos 25 anos, em relação aos crimes de homicídios”, frisou o secretário de segurança.