Janelson de Oliveira Pereira, de 26 anos, foi preso por meio da 48ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Maués (a 276 quilômetros de Manaus), após voltar a cometer crimes enquanto cumpria regime semiaberto por homicídios no município. Ele é conhecido como “Xixanel” e, além das passagens por homicídios, já foi detido também por roubo majorado e tráfico de drogas.
Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Paz iniciou no dia 1º de setembro. Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), visa fortalecer o trabalho já desenvolvido pelo Governo do Estado na redução dos índices de mortes violentas intencionais. Além do Amazonas, a Operação Paz ocorre em outros 11 estados do país.
Conforme policiais civis, Janelson de Oliveira estava no regime semiaberto pelos homicídios, mas foi solto e voltou a cometer crimes em Maués. No dia 30 de setembro, em posse de uma arma de fogo, ele abordou uma vítima que estava a caminho do trabalho e roubou o aparelho celular dela.
“A vítima veio até à delegacia e registrou um Boletim de Ocorrência (BO). Ela relatou que conhecia o autor do crime, tendo em vista que ele já é bastante conhecido no município, em razão dos crimes que pratica”, informaram os policiais.
Logo após tomarem conhecimento do fato, no domingo (1º), os policiais civis e militares iniciaram as diligências e foram até a residência do suspeito. Segundo a polícial lá foram localizados três aparelhos celulares, todos roubados naquele dia, inclusive o da mulher que o reconheceu.
Janelson de Oliveira foi conduzido à unidade policial onde foi autuado em flagrante e posteriormente, teve a prisão convertida para preventiva pelo Poder Judiciário.
*Com informações da assessoria