Manaus (AM) – Em coletiva realizada, na manhã desta quarta-feira (5), na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), os policiais civis revelaram que Gerlan Batista de Sousa, de 38 anos, planejou o assassinato de Hilton da Costa Silva, de 49 anos, mais conhecido como palhaço “Creme de Leite”.
O delegado da Polícia Civil, Ricardo Cunha, revelou que a investigação levou dez dias para ser concluída. O acusado se apresentava como vendedor ambulante e artesão, não possuía residência fixa pois era morador de rua.
Após monitorar várias áreas da cidade, a PC-AM recebeu a informação que Gerlan estava no calçadão da Ponta Negra e uma equipe se deslocou para realizar a prisão do suspeito, efetuada na tarde de segunda-feira (4).
Leia também: Preso suspeito de assassinar palhaço ‘Creme de Leite’ em Manaus
A delegada Marília Campelo ressaltou que durante o interrogatório, o vendedor ambulante confessou que após a discussão com a vítima, ele saiu do local, trocou de roupa e retornou com o intuito de matar o palhaço Creme de Leite.
Após desferir golpes contra Hilton, o assassino saiu correndo do local. Gerlan justificou sua ação afirmando que a vítima havia dado um tapa nele, por isso decidiu cometer o crime. Ainda de acordo com a delegada, nenhuma testemunha confirmou a versão do assassino sobre o tapa.
Em frente à DEHS, Gerlan pediu perdão a família da vítima. “Quero pedir perdão dos familiares, não foi minha intenção, foi um momento de raiva. Ele me deu um tapa”.
Gerlan Batista de Sousa é visto como uma pessoa fria, com diversas passagens na polícia. Roubo e violência doméstica são as principais ocorrências; o assassino usava tornozeleira eletrônica, mas decidiu tirar por conta própria. Ele vai responder por homicídio qualificado, motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima.
O crime
Hilton Costa, o palhaço ‘Creme de Leite’, foi assassinado a facadas na madrugada do dia 26 de março. De acordo com informações de testemunhas, o homem estava em um bar com alguns amigos, momento em que foi abordado por um vendedor ambulante.
A vítima teria dito que não estava interessada nos produtos oferecidos pelo homem, quando ele saiu e retornou minutos depois com uma faca.
“Creme de Leite” foi atacado e sofreu vários golpes pelo corpo, morrendo antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).