Manaus (AM) – Cecília da Silva Fonseca, de 28 anos, morreu, nesta quarta-feira (29), no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, após ser esfaqueada quatro vezes pelo ex-namorado. O crime aconteceu na última segunda-feira (27), no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.
Leia também: Mulher é encontrada morta com tiro e fio enrolado no pescoço em beco na Compensa
A mulher foi esfaqueada na frente dos quatro filhos de Cecília. O suspeito pulou o muro da residência da vítima, se armou com uma faca e desferiu vários golpes contra a mulher.
De imediato, Cecília foi encaminhada para o Hospital 28 de Agosto, onde lutou pela vida, mesmo a família estando ciente que ela ficaria paraplégica, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e morreu.
Policiais Militares, por meio da Patrulha Maria da Penha, foram ao hospital e informaram que estão acompanhando o caso para solicitar o mandado de prisão preventiva do suspeito.
“Eles comunicaram a nossa linha direta da Maria da Penha e fomos verificar a situação, inclusive perguntamos o porquê da demora e o que eles relataram é que a vítima chegou em estado gravíssimo, então a equipe médica ficou disponível para poder salvar a vida dela. Nós estamos acompanhando para ir atrás do suspeito para ver se conseguimos o mandado de prisão preventiva dele”, disse a cabo Enilda.
A família da vítima foi até a sede da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que é a responsável pelas investigações da morte, e registrou o boletim de ocorrência.
O corpo de Cecília foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
Mês de luta contra crimes contra a mulher
O assassinato aconteceu em um mês que é dedicado a luta contra crimes contra mulheres. No cenário nacional, Amazonas apresentou redução de 22% o número de mulheres vítimas de crimes violentos em 2022, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Governo Federal.
A redução é maior que a média nacional, que foi de 8%, e está entre os dez com melhora no índice, entre todas as 27 Unidades da Federação.
Os dados constam no painel disponibilizado pelo MJSP, que agrupa dados com a temática Mulheres e Segurança Pública.
O dispositivo destaca, dentre outras informações, a diminuição da vitimização de mulheres em 2022, em comparação com o ano anterior.
De acordo com os dados, o Amazonas está entre os dez estados brasileiros, que apresentaram melhora no indicador de crime violento. A redução do estado foi de 22%, considerado maior que a média nacional, que registrou queda de 8% em relação a 2021.