O tema da violência contra a mulher foi o foco principal de uma ação de conscientização realizada pela PCRR (Polícia Civil de Roraima) por meio da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) na Escola Integral Geraldo da Silva Pinto, localizada no município de Alto Alegre.
O evento contou com a participação de 80 alunos do Ensino Médio, que tiveram a oportunidade de aprender sobre todas as formas de violência contra a mulher e receber orientações sobre como identificar e denunciar esses casos.
A palestra aconteceu nesta quinta-feira, 14, como parte da Operação Átria, sendo conduzida pelo escrivão-chefe da Deam, Márcio Bandeira, com apoio de outros policiais da unidade especializada. O trabalho contou com a presença da Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Graça Policarpo.
A ação teve como objetivo principal sensibilizar os alunos sobre a importância do respeito às mulheres e a prevenção da violência de gênero desde a infância e adolescência. Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre seus direitos e deveres em relação ao tema, além de receberem orientações sobre como identificar e denunciar casos de violência.
Durante a palestra, foram abordados temas como o ciclo da violência, os tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher, a Lei Maria da Penha e os mecanismos de proteção disponíveis para as vítimas.
Para Bandeira, essa iniciativa representa um importante passo na conscientização da comunidade escolar sobre a importância de combater a violência de gênero e garantir a proteção das mulheres.
Além disso, ele destacou que já há um calendário estipulado pela delegada titular da Deam, Verlânia Silva de Assis, para expandir essa ação para outras escolas e municípios do estado, ampliando o alcance da mensagem de respeito e igualdade de gênero.
ORIENTAÇÃO
Com o objetivo de combater toda e qualquer forma de violência contra a mulher, a Operação Átria busca informar e sensibilizar a população sobre esse crime e orientar as vítimas sobre seus direitos e como buscar ajuda.
O nome da operação é uma referência à estrela Átria, que faz parte da constelação do Triângulo Austral e representa a posição de destaque que as mulheres devem ter na sociedade. Em Roraima, a ação é coordenada pela Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) e integra as forças de segurança do Estado.