Manaus (AM) – Uma operação policial foi deflagrada, na manhã desta quarta-feira (10), para cumprimento de cerca de 100 mandados de prisão e busca e apreensão, em nomes de suspeitos envolvidos em organizações criminosas, em Manaus.
Leia também: Criminosos são presos com drogas e arsenal de armas e munições em Manaus
As investigações, vinculadas a diversos processos criminais, foram realizadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que realizou a ação em conjunto com a Polícia Civil do Amazonas.
De acordo com o Coordenador do Gaeco, o Promotor de Justiça Igor Starling Peixoto, a operação está sendo realizada em vários estados do Brasil, e, a partir disso, foi aderido também no Amazonas.
“Convidamos a Polícia Civil para participar dessa ação, que integrou-se de forma proativa, acrescentando outros mandados para buscarmos, juntos, essa pacificação social. Muitos mandados continuam em aberto e as buscas prosseguem em desfavor de membros dessas organizações que praticam crimes graves, envolvendo tráfico, homicídios e outros que assolam a sociedade ”, disse o coordenador.
Para o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), da PC-AM, Alessandro Albino, é extremamente importante essa parceria para combater o crime organizado no Amazonas.
“Ainda estão sendo cumpridos diversos mandados levantados tanto pelo Ministério Público, quanto pela Polícia Civil. Nesses últimos três dias, foram mais de 100 mandados de prisão sendo cumpridos. Até o momento, 26 pessoas foram presas e as equipes policiais estão na rua podendo realizar outras prisões a qualquer momento”, detalhou o delegado-diretor.
Albino relatou, ainda, que as prisões e apreensões estão sendo feitas em todas as zonas da cidade e, além dessas, em comunidades ribeirinhas.
O Grupo Gaeco é dedicado a prevenir e reprimir as atividades de organizações criminosas no Estado, tendo a prerrogativa de participar em representações, inquéritos policiais, procedimentos investigatórios de natureza criminal, peças de informação e ações penais, como realizado nesta Operação conjunta com a PC-AM.