Visando apurar denúncias de crimes contra idosos e informá-los sobre seus direitos, a Delegacia Especializada em Crime Contra o Idoso (DECCI) realizou a ‘Operação Levítico’, na quarta-feira (7). A ação aconteceu no município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros da capital).
A Operação contou com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM).
Leia também: Nas últimas 24 horas, operações policiais prenderam 15 pessoas no AM
Na ocasião, a delegada Andréa Nascimento, titular da DECCI, ministrou uma palestra de capacitação de rede de proteção no auditório da sede da prefeitura do município, com o intuito de fazer valer a garantia dos direitos da pessoa idosa, tendo em vista que Presidente Figueiredo é o município que registra mais ocorrências contra idosos vulneráveis.
“A palestra teve como foco conscientizar as pessoas e mostrar que toda pessoa idosa deve ter seus direitos garantidos”, disse Andréa.
A autoridade policial destacou, ainda, que em paralelo, as equipes da DECCI realizaram blitz em agências bancárias, na rodoviária e em alguns pontos da cidade, apurando também possíveis denúncias de maus-tratos em algumas residências.
“A blitz e as visitas em residências fazem parte da campanha Junho Violeta, e contou com a participação do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), com as visitas domiciliares e atendimento psicossocial aos idosos. O objetivo foi de conscientizar e apurar essas possíveis denúncias podendo assim garantir a dignidade dos idosos do município”, destacou a titular.
*Com informações da assessoria