O Governo do Amazonas deu início às ações da operação Shamar na última segunda-feira (21) e um homem, de 27 anos, foi preso no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), após confessar ter agredido a companheira dele, de 21 anos, com golpes de martelo na cabeça.
A prisão, por policiais da 2ª Companhia de Polícia Militar (CPM) que integra a operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que consiste no combate ao crime de violência doméstica familiar e feminicídio.
Conforme a 2ª CPM, o crime foi registrado por volta das 23h30. As informações foram repassadas à Polícia Militar por meio da Guarda Civil Municipal, que informou que uma mulher havia sido agredida pelo companheiro, no beco 5 de Setembro, em Benjamin Constant.
“De imediato, os policiais foram ao endereço indicado, onde encontraram a mulher ferida. À polícia, a vítima confirmou as agressões e indicou onde o companheiro dela, suspeito de ter praticado o crime, estava escondido. Os policiais foram ao endereço informado, onde localizaram o suspeito deitado em uma cama e armado com duas facas. À polícia, o homem confirmou ter agredido a companheira com uma martelada na cabeça”, afirma a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Segundo a polícia, o suspeito apresentava escoriações pelo corpo em decorrência da luta corporal com a mulher. Ele foi preso em flagrante e encaminhado para a 51ª Delegacia Regional de Polícia Civil.
Atendimento às vítimas em Silves
Por meio das Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCMs), a Polícia Civil atua também no município de Silves (a 204 quilômetros de Manaus) para visitar e acompanhar as vítimas de violência no âmbito doméstico e familiar. A ação integra ações da operação Shamar e vai até sexta-feira (25).
De acordo com a delegada Kelene Passos, titular da DECCM sul/oeste, “a operação visa fortalecer o combate à violência doméstica e o feminicídio. É uma ação que está ocorrendo em várias localidades do Estado. Nossas equipes também estão visitando, nesta semana, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social, do município, para verificar a estrutura e as atividades desenvolvidas, bem como as necessidades voltadas ao atendimento à mulher”, conta a autoridade policial.
*Com informações da assessoria